| 05/04/2008 20h39min
O presidente da FGF, Francisco Noveletto, afirmou de maneira veemente na última sexta-feira: se o Caxias passar às semifinais do Gauchão, o Brasil de Pelotas herda a vaga na Série C colocada em jogo na Copa Amoretty 2007. E agora, o Xavante espera que Noveletto confirme o anúncio informal para comemorar presença na competição nacional no segundo semestre.
A lógica é esta: em 2007, o Caxias foi campeão da Copa Amoretty, e o Brasil-Pe foi vice. Com o título, o clube grená poderia escolher entre uma vaga na Série C 2008 e a presença na Copa do Brasil 2009. O que o Caxias descartasse, passaria às mãos do Xavante.
Como o Caxias, chegando às semifinais, confirma classificação na Série C via Gauchão, ele pode optar pela disputa da Copa do Brasil 2009. E assim, o Brasil-Pe vai para a Série C também, graças ao vice-campeonato da Amoretty. A terceira vaga dos gaúchos na competição nacional será entregue ao vencedor do confronto Inter-SM x Sapucaiense, que acontece no domingo.
O presidente do Brasil-Pe, Helder Lopes, já está ansioso pelo anúncio de Noveletto:
- O Noveletto já nos garantiu presença na Série C em caso de vitória do Caxias contra o Zequinha há muito tempo. Mas não podemos comemorar ainda, precisamos da confirmação oficial da FGF - explica Lopes.
A pressa se explica: em 2009, a Série C vai mudar de fórmula. Com 20 times, vai copiar o modelo da Série B, tendo integrantes fixos e maior visibilidade. O sistema regionalizado, com 64 clubes, passaria para a futura Série D.
Na nova Série C de 2009, estarão os melhores colocados da Série C deste ano. Ou seja, a presença na competição viabilizaria ao Brasil-Pe permanecer no cenpario nacional sem depender de bons resultados a cada Gauchão.
- Nossa única chance de voltar à elite do futebol brasileiro é chegar à terceira fase da Série C deste ano. Para ver como é boa esta mudança, nem pensamos agora na B. Queremos é garantir presença na Série C 2009 - afirma Lopes, esperançoso.
Na última sexta-feira, em entrevista ao clicRBS, Noveletto foi categórico:
- As duas vagas na Série C em disputa no Gauchão vão para os clubes que chegarem às semifinais. E, se o Caxias passar pelo São José-Pa, a vaga fica para o Brasil-Pe, que foi vice da Amoretty - garante o presidente da FGF.