| 30/03/2008 16h56min
As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa garantiram, na madrugada deste domingo, a primeira medalha de ouro da dupla na temporada 2008 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nas areis de Glenelg, em Adelaide, elas conquistaram o título da etapa australiana, a primeira do ano, ao derrotarem as compatriotas Renata e Talita por 2 sets a 1, parciais de 21/13, 18/21 e 15/12. O Brasil também ocupou o terceiro lugar no pódio em Adelaide, com Ana Paula e Shelda. A dupla, que disputou nas areias australianas sua segunda etapa em parceria no Circuito Mundial, derrotou as norte-americanas Nicole Branagh e Elaine Youngs por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13) na decisão de terceiro lugar e ficou com a medalha de bronze. Pela 16ª vez na história do Circuito Mundial, o Brasil ocupou todos os lugares do pódio de uma etapa da competição.
Este foi o 20º título de Juliana e Larissa no Circuito Mundial. Na história da parceria, iniciada em 2004, são contabilizadas 52 conquistas, sendo cinco delas na atual temporada. Antes do título em Adelaide, Juliana e Larissa haviam vencido as quatro primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil, em Xangri-lá (RS), Florianópolis, Foz do Iguaçu (PR) e Campo Grande.
– Estamos muito felizes com a vitória. A Renata sofreu uma lesão no tornozelo no sábado e não estava em suas melhores condições. Isto nos favoreceu. Conseguimos uma vitória relativamente tranqüila no primeiro set, mas perdemos a segunda parcial. Felizmente conseguimos abrir 5 a 0 no set decisivo e fechamos a partida – analisa Juliana.
Com o título na Austrália, Juliana e Larissa passam a somar 5.240 pontos no ranking de classificação olímpica, que considera os oito melhores resultados de cada parceria desde o começo da temporada 2007. Renata e Talita têm agora 4.080 pontos e seguem como a segunda dupla brasileira mais bem colocada. Maria Clara e Carolina continuam com 2.680 pontos, enquanto Ana Paula e Shelda, que só têm dois resultados contabilizados, acumulam 720 pontos.
– Estamos muito satisfeitas com nosso desempenho em Adelaide. A terceira colocação nos mantém na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas se tivéssemos derrotado Renata e Talita nas semifinais estaríamos em uma situação muito melhor – lamenta Ana Paula.
A próxima parada do Circuito Mundial será entre os dias 29 de abril e 4 de maio, em Xangai, na China. Seis parcerias brasileiras estão inscritas na etapa: Juliana/Larissa, Renata/Talita, Ana Paula/Shelda, Maria Clara/Carolina, Leila/Sandra Pires e Virna/Ângela.
Pódio foi todo das brasileiras na etapa australiana do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Foto:
Mauricio Kaye, Divulgação