| 20/03/2008 10h48min
Se a primeira corrida da F-1 mais humana, sem ajuda eletrônica aos pilotos, foi marcada pela enorme quantidade de erros e a pequena quantidade de carros chegando ao fim, a segunda tem tudo para ser pior. Ou melhor, dependendo do ponto de vista.
Isso porque a previsão do tempo para domingo, dia do GP da Malásia, em Sepang, é de chuva. Uma garoa já vem caindo sobre a cidade e, segundo a meteorologia, é de 60% a chance de isso se repetir, porém com mais intensidade, no horário da largada, às 15h locais (4h da madrugada de domingo em Brasília).
Se a previsão for confirmada, os pilotos poderão, enfim, descobrir se seus temores se justificam. Desde o início dos testes com carros sem controle de tração eles afirmam que a segurança pode ser prejudicada em GPs com chuva, já que o sistema, banido nesta temporada, impede que as rodas patinem.
– Agora quando você erra a freada o carro perde a estabilidade e é difícil recuperar. Não quero ver como será com chuva – disse Fernando Alonso, da Renault.
– A aderência ficou muito menor – apontou Mark Webber, da Red Bull – Até para os mais talentosos é um desafio enorme.
Jarno Trulli, da Toyota, pondera:
– Claro que vamos ter alguns problemas, talvez a corrida seja perigosa. Mas se há 10 ou 20 anos os pilotos guiavam sem controle de tração nós também podemos fazer isso hoje.
ZERO HORA