| 19/03/2008 11h37min
Após Heikki Kovalainen perder a quarta posição no Grande Prêmio da Austrália por um engano, a McLaren está propensa a mudar seu sistema limitador de velocidade. O aparato é usado para evitar que o piloto ultrapasse os 80km/h dentro dos boxes e é acionado por um botão, o qual finlandês admitiu ter acidentalmente tocado durante a prova do último domingo.
Desse modo, Kovalainen perdeu velocidade e foi ultrapassado por Fernando Alonso na abertura da última volta, fazendo com que o espanhol ficasse com a quarta colocação da prova. Heikki havia acabado de ultrapassar o espanhol, em uma manobra que se mostrou ineficaz após o erro.
Diretor de engenharia da equipe, Paddy Lowe falou ao site Autosport sobre o assunto.
– Certamente olharemos para mudar isto no futuro – revelou.
– Francamente, acho que poderíamos fazer um trabalho melhor para encerrar o risco – seja no modo como é feito o gerenciamento eletrônico do sistema ou simplesmente mudá-lo de maneira ergonômica. Isto não deveria ser algo que você pode acionar por acidente, quando está movendo suas mãos ao redor – comentou Lowe.
Justamente para evitar os enganos, algumas equipes detêm sistemas em que o limitador de velocidades é desativado a partir de certas velocidades ou marchas. No GP do Brasil, última prova da temporada 2007, especulou-se que um toque acidental exatamente neste botão foi a causa da perda brusca de velocidade de Lewis Hamilton, o que na época foi negado pela McLaren.
GAZETA PRESS