| 11/03/2008 00h06min
Recém-recuperado de uma virose, o suíço Roger Federer frustrou a torcida que foi a Nova York e derrotou o norte-americano Pete Sampras por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 7/6 (8-6), na noite desta segunda-feira.
A partida-exibição foi o quarto confronto entre os dois, que são considerados dois dos melhores tenistas de todos os tempos. O europeu também venceu em Seul (6/4 e 6/3) e Kuala Lampur (7/6 e 7/6), e perdeu em Macau (7/6 e 6/4), em jogos realizados em novembro do ano passado.
Nesta segunda, os dois lotaram o Madison Square Garden, que teve 19 mil ingressos vendidos, e travaram uma grande partida. Na arquibancada, muitas celebridades como os empresários Donald Trump e Rupert Murdoch, e o golfista Tiger Woods.
Os dois tenistas entraram em quadra com o tradicional espetáculo esportivo dos EUA. Eles foram anunciados com apresentações típicas dos utilizados no boxe ou disputas de vale-tudo, com trilha sonora específica para cada tenista, show de luzes, gelo seco e um locutor empolgado, entoando os nomes dos participantes. Em quadra, Federer e Sampras deram o show que a torcida aguardava.
Logo no início da partida, o atual líder do ranking mundial quebrou o saque de Sampras e soube manter a vantagem por toda a parcial, até obter nova quebra no nono game e fechar o set por 6 a 3.
Sampras equilibrou a disputa em seguida e os dois tenistas mantiveram o empate em praticamente toda parcial. Assim, o set foi para o tie-break, quando o norte-americano usou sua maior arma (a combinação saque-voleio) para sair vitorioso com 7 a 4.
Embalado, o tenista local tratou de dominar o duelo, obteve uma quebra de saque no sexto game e teve o serviço nas mãos para fechar a partida no nono game. Porém, nesta hora, o suíço resolveu jogar tudo o que sabe, devolveu a quebra e forçou o novo tie-break, quando ditou o ritmo e derrotou Sampras por 8 a 6.
GAZETA PRESS