| 06/03/2008 23h46min
Três brasileiros barrados no Aeroporto de Barajas, em Madri, desembarcaram em Guarulhos (SP) na noite de ontem. Everton de Paula, Andrews Renoir e Helder Oliveira chegaram ao Brasil no vôo 8065. No Aeroporto Internacional de Cumbica, o trio exibiu os passaportes para mostrar que não havia problemas com a documentação.
Outros 15 dos 30 brasileiros detidos no aeroporto de Madri deixaram a Espanha por volta das 21h desta quinta-feira (horário de Brasília), segundo informações da Rádio CBN. Os brasileiros seguiram no vôo 6827, da companhia Iberia, com destino ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A previsão é de que o vôo chegue ao aeroporto paulista por volta das 6h50min da manhã de sexta-feira.
Nesta quinta, o Ministério das Relações Exteriores pediu explicações à Embaixada da Espanha no Brasil sobre o incidente. Os pais de dois estudantes impedidos de entrar no país contaram que os filhos foram maltratados pelos agentes
da imigração.
Só
no ano passado, mais de três mil brasileiros foram detidos na Espanha. Em Brasília, o embaixador espanhol informou que, em média, são oito barrados por dia, porque não cumprem as exigências para entrar no país. Ele mesmo considera o número alto e disse que vai lutar para reduzi-lo.
O embaixador espanhol disse ainda que não houve discriminação contra os brasileiros. O Itamaraty declarou que o Brasil poderá dispensar o mesmo tratamento aos espanhóis que chegarem aqui. As informações são do site G1.
Barrados na Espanha, Everton (E), Andrews e Helder exibem os passaportes que seriam válidos
Foto:
Evelson de Freitas, AE