| 06/03/2008 23h35min
O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse hoje que se for necessário a Câmara poderá convidar o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, para dar explicações sobre a detenção de brasileiros no aeroporto de Madri.
Segundo Chinaglia, o convite só será feito se persistirem episódios como os ocorridos ontem quando 30 brasileiros foram impedidos de entrar no país.
— Havendo necessidade quem sabe a gente convide o embaixador para vir dar explicações aqui na Câmara. No momento, talvez não seja necessário, mas se continuar esse tipo de relação, evidentemente, acho que é nosso dever esclarecer e cobrar uma atitude adequada com as relações que tem historicamente Brasil e Espanha — afirmou.
Chinaglia disse que o problema ocorrido com os brasileiros pode ter sido pontual:
— De repente, pode ser um funcionário arrogante, autoritário, incompetente ou eventualmente pode ser aquela circunstância que resulta em
algo muito desagradável e injusto.
O
presidente da Câmara defendeu que a Espanha melhore sua relação com os brasileiros para "uma relação de respeito":
— Após esses incidentes, creio que é dever da Embaixada do Brasil na Espanha ter uma conversa para esclarecer isso (o episódio) para que se evite situações que são atentadoras à dignidade de qualquer cidadão e, sendo brasileiros, é claro que isso nos incomoda.