| 23/02/2008 06h04min
A Espanha foi o país que mais deportou brasileiros em 2007. No total, foram 192 pessoas enviadas de volta para casa. Estados Unidos e Inglaterra aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
As informações, obtidas pelo site G1, são do relatório de ocorrências da Polícia Federal. No ano passado, 1.217 brasileiros foram deportados, expulsos e repatriados.
De acordo com a professora de Direito Internacional da USP Maristela Basso, por ser um membro relativamente recente da União Européia (UE), e não um membro fundador, a Espanha teve um tempo maior para se adaptar às regras do grupo, dentre as quais está a entrada de estrangeiros.
— Hoje há uma pressão muito grande sobre o país para que ele feche suas comportas, pois a nação está se tornando uma porta de entrada fácil para estrangeiros em toda a União Européia — diz Maristela.
Os números
— O número de deportações e
expulsões na Espanha aumentou um pouco no ano passado em relação a 2006:
pulou de 187 para 192
— Houve uma diminuição no número total de brasileiros barrados no exterior. Em 2006, foram 2.483, contra 1.217 no ano passado — menos da metade
— Segundo a Polícia Federal, não há estatísticas de anos anteriores a 2006
Saiba mais
— A deportação ocorre quando uma pessoa entra legalmente em um país e passa para a ilegalidade
— A repatriação é quando o indivíduo já entra ilegal no país
— A expulsão é o processo político pelo qual passa alguém considerado "persona non grata" por uma nação. Os expulsos terão muitas dificuldades de voltar ao país, enquanto os demais podem tentar mais facilmente um retorno
— Na prática, nas três situações a pessoa é colocada em um avião para voltar ao país