| 04/03/2008 17h01min
O paulista Hizunomê Bettero, o catarinense Pedro Norberto e o niteroiense Bruno Santos vão reinaugurar o formato do WCT na primeira etapa do SuperSurf 2008, que será realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), entre os dias 5 e 9 de março.
Já na feminina, o primeiro confronto ficou formado pela tetracampeã brasileira Andréa Lopes, pela paulista Cláudia Gonçalves e por uma das novidades da renovada elite feminina deste ano, a paranaense Nathalie Martins.
Classificação por categoria
Agora, todos os competidores fazem juntos suas primeiras apresentações numa fase classificatória, que não elimina mais ninguém na estréia. Na categoria masculina, a nova elite nacional formada por 46 surfistas e mais dois que sairão classificados nas triagens, são divididos em 16 baterias.
Os vencedores avançam direto para a terceira fase, com os perdedores tendo uma nova chance na repescagem, quando
os confrontos passam a ser homem-a-homem, sistema de disputa que
prossegue até a grande final.
Na categoria feminina, a elite do SuperSurf 2008 tem 16 atletas e mais duas são convidadas para completar o quadro de 18 competidoras que são divididas igualmente em baterias de três atletas.
A diferença em relação ao masculino é que as duas primeiras colocadas de cada confronto passam direto para as oitavas-de-final e só as últimas caem para as duas baterias da repescagem. Depois dessa rodada extra, a partir das oitavas-de-final todas as disputas passam a ser formadas por duas competidoras.
Depois da Ilha de Santa Catarina, o SuperSurf 2008 vai para Pernambuco e realiza duas etapas no litoral norte de São Paulo até chegar na grande final em setembro no Rio de Janeiro.
Catarinense Pedro Norberto foi escalado para bateria inaugural da competição
Foto:
Nilton Santos, Divulgação