| 02/03/2008 19h53min
Os dois troféus de campeões do Billabong Pro Junior Series 2008, no Chile, foram conquistados por surfistas de Santa Catarina neste domingo, dia 2. Ricardo dos Santos, da Guarda do Embaú, arrancou a única nota 10 nas grandes ondas de Punta de Lobos na apresentação recorde de 19,75 pontos e na final bateu o paulista Alex Ribeiro.
No feminino, Gabriela Leite, de Balneário Barra do Sul, repetiu a vitória conquistada ano passado no Peru e largou de novo na frente na corrida pelas duas vagas para o Mundial Pro Junior da Austrália.
No masculino, classificam-se cinco surfistas e as próximas etapas serão no Brasil, nos meses de abril em Torres (RS) e setembro em Camburi (SP).
— Minha tática foi mesmo esperar as melhores ondas nas baterias, porque achando uma era metade do caminho andado. Mas dei um pouco de sorte também, virando a semifinal nos últimos segundos e na final que não entraram tantas ondas boas — contou Ricardo dos Santos, 17 anos, que
faturou o prêmio máximo de 2.000 dólares
oferecido no Billabong Pro Junior Series 2008.
— Com certeza dei um grande passo para o Mundial e foi muito gratificante vencer esta etapa do Chile, que era a mais maneira do circuito. Acho que esse foi o melhor campeonato que já competi, o melhor de ondas para todos os surfistas que estão aqui, então tudo isso me deixa muito feliz. Agora tem mais duas etapas e vou com tudo, com a mesma determinação e vontade para tentar fazer o mesmo trabalho — prometeu.