| 28/02/2008 11h37min
Do início de março até o final setembro, os clubes tradicionais do Interior gaúcho e os times emergentes da Região Metropolitana vão se envolver no campeonato mais típico e característico do futebol do Rio Grande do Sul: a Segundona Gaúcha. Neste sábado, às 20h30min, Flamengo e São Paulo-RG abrem a competição, que oferece duas vagas no Gauchão 2009.
Como a maior parte da Segundona acontece durante os meses de frio - outono e inverno - em estádios às vezes acanhados, de agora em diante será comum assistirmos às cenas das disputas de bola peleadas, os uniformes embarrados e a vibração dos torcedores mais fiéis. Porque na Segundona, apesar da importância da técnica e do talento, vence quem tem mais raça, bravura e determinação.
Neste ano, a competição não contará com os times B de Grêmio e Inter. São 26 clubes do Interior e da Região Metropolitana, divididos em quatro chaves. Os grupos são regionalizados, para diminuir custos, e principalmente para promover os clássicos e as rivalidades entre os times vizinhos.
Os times e os grupos
No Grupo 1 estão seis times do entorno de Porto Alegre e da Serra: Aimoré (São Leopoldo), Brasil (Farroupilha), Cerâmica (Gravataí), Cruzeiro (Porto Alegre), Estrela e Porto Alegre.
No Grupo 2 aparecem sete times da Metade Sul: 14 de Julho (Livramento), Bagé, Farroupilha (Pelotas), Flamengo (Alegrete), Pelotas, Rio Grande e São Paulo (Rio Grande).
No Grupo 3 disputam mais sete times, dos Vales do Taquari e Rio Pardo, e da região Central: Avenida (Santa Cruz do Sul), Guarani (Venâncio Aires), Cachoeira (Cachoeira do Sul), Riograndense (Santa Maria), São Gabriel, Milan (Júlio de Castilhos) e São José (Cachoeira do Sul).
E no Grupo 4 estão os times do Norte/Noroeste: Ser Cruz Alta, Glória (Vacaria), Panambi,
Passo Fundo, TAC (Três Passos) e Ypiranga (Erechim).
Fórmula de disputa
Na
primeira fase, os clubes jogam dentro dos próprios grupos, em turno e returno. Passam para a segunda fase os quatro primeiros colocados de cada chave. Não haverá repescagem, portanto, os eliminados encerram o calendário mais cedo.
Os 16 times da segunda fase vão se dividir em duas chaves, com oito equipes cada. Mais uma vez o sistema de disputa é em turno e returno, dentro dos próprios grupos. Mais quatro classificados de cada um passam à fase final.
O octogonal decisivo, formado pelos oito remanescentes da fase anterior, também é disputado em turno e returno. Os dois primeiros colocados, por pontos corridos, classificam-se para o Gauchão 2009. Ano passado, no mesmo modelo, o Sapucaiense levou o título, e o Inter-SM ficou com o vice - ambos, agora, na primeira divisão.
A primeira rodada
Sábado, 1º de março
Flamengo x São Paulo, 20h30min, em Alegrete
Domingo, 02 de
março
Cerâmica x Cruzeiro, 15h30min, em Gravataí
Porto Alegre x Brasil-FA,
15h30min, em Porto Alegre
14 de Julho x Pelotas, 15h30min, em Livramento
Rio Grande x Bagé, 15h30min, em Rio Grande
Milan x Riograndense-SM, 15h30min, em Júlio de Castilhos
Passo Fundo x Panambi, 15h30min, em Passo Fundo
TAC x Ypiranga-ER, 16h, em Três Passos
S.E.R Cruz Alta x Glória, 16h, em Cruz Alta
Aimoré x Estrela, 17h, em São Leopoldo
Guarani-VA x Cachoeira, 19h, em Venâncio Aires
São Gabriel x Avenida, 19h30min, em São Gabriel