| 26/02/2008 19h34min
A primeira etapa do Brasileiro de Fórmula-Truck, que ocorre neste domingo na cidade gaúcha de Guaporé, marca a volta às pistas de um dos principais nomes da categoria. Recuperado de tratamento médico realizado em 2007, Pedro Muffato confirmou participação na corrida deste domingo no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro. Muffato, que disputa a primeira prova em mais de seis meses, não arrisca qualquer prognóstico sobre o desempenho.
– É uma incógnita completa. Devo estar completamente fora de forma, não sei até que ponto o preparo físico foi comprometido pelo tratamento, fica difícil prever um comportamento na pista – explicou o paranaense. – Além disso, faz seis meses que não piloto o caminhão. A equipe fez algumas modificações que eu não testei, pois preferi me preservar e não abusar.
A última participação de Pedro Muffato na F-Truck aconteceu na quinta etapa da temporada passada, disputada na pista pernambucana de Caruaru no dia 12 de agosto. Depois disso, ele submeteu-se a uma cirurgia programada e, devido a complicações pós-operatórias, teve de se submeter a um rigoroso tratamento médico.
– O tratamento ainda não acabou, mas as exigências são bem menores e os médicos me liberaram para disputar a corrida – contou o piloto.
Muffato ausentou-se das quatro últimas etapas do campeonato de 2007. Em duas delas, em Curitiba e Brasília, o filho David Muffato pilotou o caminhão Scania.
– Decidimos colocar o caminhão na pista naquelas corridas para atender aos compromissos com nossos patrocinadores. Para o David a experiência foi válida, um novo desafio. Agora, eu reassumo a boléia – comentou o paranaense.
Significado especial
A pista de Guaporé, que recebeu em abril de 1996 a primeira corrida oficial da história da F-Truck, tem um significado especial para Mufatto. Foi de lá, em 2006, que ele saiu pela primeira vez como líder de um campeonato da categoria, depois de terminar a corrida em segundo lugar.
– Em algum lugar eu teria de voltar a correr, porque ainda me vejo longe de aposentar o macacão. Se é para voltar em Guaporé, ótimo, é uma pista que eu aprecio – declarou.