| 22/02/2008 12h30min
Os decepcionantes resultados da Honda na pré-temporada da Fórmula-1 não preocupam o chefe-de-equipe Ross Brawn. O diretor que marcou época à frente da Ferrari permanece convencido que o novo carro da escuderia japonesa, o RA108, a colocará em um bom patamar, com a possibilidade de vencer corridas a partir de 2009.
Durante todos os testes coletivos, tanto Jenson Button quanto Rubens Barrichello não conseguiram tirar a Honda das últimas posições, contrariando as expectativas de apagar a péssima impressão da temporada 2007, em que a equipe terminou com apenas oito pontos.
– Não acho que o que estamos vendo ou veremos na pista, no começo da temporada ou nos próximos meses, seja na verdade o potencial de um time. Acho que temos um potencial muito forte – afirmou Brawn, durante a festa da Honda, em Tóquio.
O dirigente se mostrou confiante em que a equipe possa brigar por vitórias e até pelo campeonato a partir do ano que vem, quando serão introduzidas novas tecnologias como o sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês), que visa ao reaproveitamento de energia na forma de calor para mover o carro.
– O que é muito importante é 2009, porque teremos novas regras. E isto dará a Honda uma grande oportunidade de começar como uma folha de papel em branco. A dificuldade durante cada temporada é que, se você tem um ano ruim, então terá dois para recuperar o nível, porque todas as outras equipes vão ficando mais longe – destacou.
– Mas, em 2009, todos começarão com as novas regras, e isto será uma grande oportunidade para nos tornarmos competitivos. Estou considerando o nosso programa dos nossos próximos três anos: consolidação, força e planejamento para o futuro. Estou observando um plano de três anos para vencer corridas e campeonatos – acrescentou Brawn.
Voltando a comentar o desempenho do RA108, o chefe da Honda garantiu que o novo pacote aerodinâmico, programado para estrear nos testes de Jerez de la Frontera, daqui a duas semanas, oferecerá mais velocidade ao carro.
– Teremos alguns novos itens em Barcelona (entre 25 e 27 de fevereiro), mas o pacote principal será introduzido em Jerez. E isto deve resultar em um razoável passo antes do início da temporada (em 16 de março, no Grande Prêmio da Austrália). Agora estamos começando a entender o lado mecânico do carro, temos algumas idéias sobre como podemos melhorar isto nos próximos meses – finalizou.
GAZETA PRESS
Button (foto) e Barrichello tiveram péssimo desempenho na pré-temporada
Foto:
Miguel Angel Morenatti, AP