| 21/02/2008 20h08min
Mais de 200 tenistas de 43 países foram confirmados no 38º Banana Bowl na categoria 18 anos. A lista foi divulgada nesta quinta-feira pela Cosat – Confederação Sul-americana de Tênis.
Pela quarta vez consecutiva, a cidade de São José dos Campos, localizada na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, será o palco de apresentação dos futuros grandes nomes do tênis profissional mundial, que buscam o título do torneio juvenil mais tradicional da América do Sul, válido pela décima etapa da Gira Cosat. A competição ocorre de 08 a 16 de março, nas quadras do Clube de Campo Santa Rita, em São José dos Campos/SP.
Os destaques brasileiros são José Pereira Junior, 157º melhor tenista do mundo nos 18 anos, Gabriel Sciacca Dias 159º, e André Stabile, 169º. Pereira vai a São José dos Campos em busca do segundo título desta temporada, após levantar o troféu de campeão do Condor de Plata, etapa boliviana da Gira Cosat. O time do país verde-amarelo não pára por aí. Mais 15 tenistas tentarão vaga na chave principal disputando a fase classificatória.
Cinco estrangeiros entre os trinta melhores tenistas do ranking mundial juvenil lideram a lista: Alexandre Folie (BEL), Giacomo Miccini (ITA), Ty Tombetta (EUA), Guillaume Rufin (FRA) e Marcelo Arévalio ( ). No feminino, o destaque ficou por conta das duas top 20, Bojana Jovanoski, da sérvia e Cindy Chala, da França, que lideram a lista da etapa brasileira da Gira Cosat, enquanto 22 brasileiras vão começar a disputa pelo qualifying.
A última conquista brasileira do Banana Bowl 18 anos foi em 1991, com Roberta Burzagli e no masculino, em 1981, com Eduardo Oncins. Na edição anterior, a brasileira Roxane Vaisemberg chegou perto do título, mas ficou com o vice diante da belga Tamaryn Hendler, que venceu com as parciais de 6/1, 4/6 e 6/1.