| 21/02/2008 14h52min
Não foi apenas o Torneio de Roterdã que reservou desagradáveis surpresas aos principais tenistas em ação na Holanda nesta quinta-feira. No Catar, três das cabeças-de-chave mais cotadas para levantarem a taça do Torneio de Doha deram adeus logo nas oitavas-de-final ao caírem diante de tenistas menos conhecidas. Logo depois de a sérvia Ana Ivanovic anunciar a desistência do torneio por causa de uma torção no tornozelo esquerdo e permitindo o avanço da polonesa Agnieszka Radwanska, a norte-americana Venus Williams entrou em quadra e foi surpreendida pela eslovaca Dominika Cibulkova.
A ex-número um do mundo, cabeça número seis em Doha, foi batida pela rival, 45ª colocada no ranking de entradas da WTA, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.
Agora, Cibulkova e Radwanska, ambas de 18 anos, decidirão qual jovem tenista classificada para as semifinais em Doha. Será a primeira vez em que as duas tenistas estarão frente a frente na chave principal de uma competição. Antes, elas haviam se enfrentado apenas no qualifying do Torneio de Budapeste, e a polonesa levou a melhor por 2 a 0, com 6/4 e 6/0.
Além de Venus, outra top 10 eliminada nesta quinta foi a russa Svetlana Kuznetsova. Mesmo sendo a atual número dois do mundo e segunda favorita, ela não conseguiu se impor diante da austríaca Sybille Bammer, 15ª pré-classificada, e foi superada por 2 a 0, com 6/3 e 7/6 (10-8).
A vitória foi a primeira de Bammer sobre Kuznetsova no circuito profissional. Antes, as duas européias haviam medido forças em quatro oportunidades, todas vencidas pela russa: nos torneios de Berlim, em 2006 e 2007, e também nas edições do ano passado de Indian Wells e Zurique.
Classificada com o triunfo inédito e inesperado, a austríaca pegará nas quartas-de-final a russa Vera Zvonareva, que despachou a compatriota Dinara Safina, 11ª cabeça-de-chave, que segue sem conseguir vencer mais do que duas partidas seguidas em 2008.
No duelo das duas representantes da Rússia, a atual 27ª do mundo superou Safina por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Foi o segundo triunfo de Zvonareva sobre a compatriota em sete partidas já realizadas.
GAZETA PRESS