| 18/02/2008 10h49min
A recém-criada Comissão de Segurança da Stock Car já está atuando. Como antecipou no começo na semana Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, realizadora da categoria, foi feita uma vistoria no Autódromo Internacional José Carlos Pace, também conhecido como Interlagos, na última quinta-feira. O ex-campeão Paulão Gomes e os pilotos Luciano Burti e Felipe Maluhy se reuniram com Chico Rosa, administrador do circuito paulistano, para discutir as mudanças necessárias no que diz respeito à segurança dos pilotos nas provas programadas para 2008.
Após a vistoria, foram destacados dois pontos críticos: a Curva do Café, que tem faixa de grama, pouca área de escape e uma barreira de pneus muito grande; e a parte externa do “S” do Senna, que também tem uma faixa de grama bastante prejudicial para os pilotos.
– São dois locais bastante perigosos, especialmente a Curva do Café, onde aconteceu a acidente fatal com o jovem Rafael Sperafico, na última etapa do ano passado. Por isso, demos maior atenção para eles nesta visita – explicou Paulão Gomes.
O resultado do encontro foi bastante positivo e acabou definindo a primeira mudança viável diante do pequeno espaço de tempo e da facilidade de sua execução. Para reduzir o risco de batidas fortes na Curva do Café será utilizado uma variante, que já existe no autódromo, criando uma “chicane” que diminuirá a velocidade no trecho em cerca de 50 km/h. Além disso, a ação tornará o local um ponto de ultrapassagem. A idéia é que essa alteração esteja pronta no final de março,
Com relação às demais necessidades no “S” do Senna e na própria Curva do Café, com a substituição das faixas de grama por asfalto e zebras, as mesmas deverão ser feitas durante as reformas para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula-1, no segundo semestre.
– Foi, sem dúvida, a solução mais viável e rápida que encontramos para diminuir os riscos neste ano. Alterações definitivas exigiriam muito tempo e, por isso, foram deixadas para o período entre as temporadas. Estamos trabalhando para reduzir ao máximo os riscos em cada prova e a administração do autódromo se mostrou muito solicita e com vontade de ajudar – completou Paulão Gomes.
Chico Rosa também considerou o encontro muito positivo.
– Sempre estamos no lado da segurança. E sou a favor de, no mínimo, discutir as propostas. Acredito que a solução da variante, que utilizávamos nas provas de motovelocidade, resolverá o principal problema da Curva do Café, sem contar que é a mais fácil para todos neste momento. O presidente da SP Turismo, Caio Luiz de Carvalho, já deu o aval para que possamos começar a trabalhar – explicou.
A Comissão de Segurança realizará trabalho semelhante dos demais autódromos que fazem parte do calendário da Stock Car, sempre com a meta de tornar a categoria cada vez mais segura.