| 12/02/2008 15h34min
A 30ª temporada da Stock Car já tem data para começar. Nesta terça, durante evento realizado em São Paulo, a organização da categoria anunciou o calendário para 2008. O circuito de Interlagos abre e fecha o ano de corridas nos dias 13 de abril e 7 de dezembro. As mesmas datas serão utilizadas pela Stock Car Jr.
Serão 12 etapas, sendo as quatro últimas válidas pelo play-off que irá escolher o campeão, como no ano passado. A grande novidade será a prova que dará ao vencedor o prêmio de US$ 1 milhão, provavelmente no Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto. As negociações devem ser fechadas nas próximas semanas.
– Será a maior prova da história do automobilismo nacional, com um prêmio que nunca foi dado antes. Vai ser uma etapa especial, com um tempo maior de duração – diz Carlos Col, organizador e presidente da empresa que comanda a competição.
Outra possibilidade é uma prova na América do Sul, mas não na Argentina, como nos três últimos anos. A Stock negocia com Punta Del Este, no Uruguai, para que o circuito de rua da cidade passe por mudanças. Caso não haja acordo, a etapa do dia 9 de setembro será no Brasil, ainda sem local definido.
– Achei o circuito de Punta Del Este muito travado, apesar de ter boas condições de segurança. Nossa idéia é levar a prova para avenidas mais largas. Estamos aguardando a resposta da prefeitura local – disse Col.
Serão 34 pilotos divididos entre 17 equipes (16 do ano passado e a campeã da Light), que utilizarão três modelos de carros – Mitsubishi, Chevrolet e Peugeot. A Volkswagen deixou a categoria ao término do contrato. O fornecedor de pneus também foi trocado: sai Pirelli para a chegada da Goodyear.
A Stock Car Litght será substituída pela Copa Vicar, também com 34 carros, mas com nove etapas ao longo do ano. As equipes que ficarem em primeiro e segundo ao final da temporada terão o direito de “subir” para a Stock Car no ano seguinte.
As informações são do GloboEsporte.com.