| 14/02/2008 14h21min
A organização da Stock Car anunciou um pacote de mudanças para a temporada de 2008. Após quatro anos, o reabastecimento dos carros está volta à categoria, já que os organizadores querem aumentar a competitividade das provas. Além disso, a categoria também promete um novo sistema de classificação para as corridas, semelhante ao adotado na Fórmula-1.
Os treinos oficiais serão dividos em três partes. Na primeira, todos os 34 carros correrão, sendo que os 19 últimos serão eliminados. Em seguida, os 15 melhores voltarão à pista, de onde outros oito carros serão dispensados da superpole, que por sua vez contará com apenas seis pilotos.
A última etapa emparelhará três duplas, que disputarão duas voltas e serão agrupadas da seguinte forma: o primeiro compete como o sexto colocado, o segundo contra o quinto e o terceiro encara o quarto. Os vencedores ocuparão as três primeiras posições de acordo com os tempos obtidos nas duas voltas, ao passo que os outros três serão relegados ao quarto, quinto e sexto postos, com base no mesmo critério.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) ainda não definiu qual será o regulamento para os pit-stops, mas a organizadora da categoria, a Vicar, acredita que as mudanças já instituídas serão um grande avanço em termos de competitividade.
– O reabastecimento, além de possibilitar mudanças de posições, faz com que a equipe participe efetivamente do resultado durante a corrida e não apenas na preparação – explica Carlos Col, diretor-presidente da Vicar, animado também com o novo sistema de classificação. – É ousado mesmo, sem dúvida. Mas vai dar uma adrenalina a mais e vai solicitar que os pilotos não sejam apenas rápidos, mas também que tenham estratégia e equilíbrio.
GAZETA PRESS