| 11/02/2008 15h
Fora do calendário da Fórmula-1 desde 1997, os portugueses esperam voltar ao mapa da categoria com a finalização de um novo circuito na região turística de Algarve. A pista, cujo custo girou em torno de € 200 milhões (aproximadamente R$ 510 milhões), já foi aprovado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e deverá ficar pronto por volta do fim de novembro.
O novo complexo ocupará 300 hectares de terra entre as cidades de Portimão e Monchique, com uma capacidade para mais de 100 mil espectadores, com direito a uma torre VIP com 15 mil assentos, mais um campo de futebol, um hotel de luxo e apartamentos residenciais.
De acordo com o diretor do circuito, Paulo Pinheiro, uma das equipes da Fórmula-1 já agendou uma bateria de testes na pista para o próximo mês de janeiro, enquanto outras equipes também negociam a realização de algumas de suas atividades no circuito.
Além de voltar a receber a Fórmula-1, Portugal também espera aproveitar o traçado para receber outros eventos, como a última etapa do Campeonato Mundial de Superbike, agendado para o mês de novembro.
– O governo fará seu melhor para que Portugal se torne parte dos principais campeonatos do mundo – disse o Ministro dos Esportes lusitano, Laurentino Dias.
Portugal não abriga uma corrida de Fórmula 1 desde 1997, quando a FIA vetou o circuito de Estoril devido a problemas de segurança. O Ministro da Economia lusitano, Manuel Pinho, disse que voltar a sediar um Grande Prêmio é parte do plano do governo para atrair investimentos do setor privado dos quais a economia portuguesa necessita.
GAZETA PRESS