| 25/01/2008 13h28min
Com a conquista do título da Copa São Paulo de Juniores, o time do Figueirense confirmou a fama de carrasco de paulistas. Nada menos do que cinco times do estado da região sudeste foram eliminados pelo alvinegro catarinense.
Em sua campanha rumo ao título, foram batidos Palmeiras, União São João, São Carlos, São Paulo e Rio Branco. Fora do estado de São Paulo, caíram, ainda na primeira fase Vila Nova-GO e Vilavelhense-ES. Na terceira rodada da primeira fase, o Figueira sofreu sua única derrota na competição e, justamente, para uma equipe paulista – perdeu para o Pão de Açúcar por 1 a 0.
Os números não páram por aí. Os juniores do Figueirense também erguem a taça com a melhor defesa da competição. Em oito jogos, o goleiro Gustavo sofreu apenas três gols. Em contrapartida, os meninos marcaram 13 vezes.
Além disso, pela primeira vez, um time de Santa Catarina conquistou o título do principal torneio nacional da categoria de juniores. Apenas times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais tinham levantado a taça. O Corinthians é o maior campeão, com seis conquistas — 1969, 1970, 1995, 1999, 2004 e 2005.