| 18/01/2008 22h35min
O Figueirense mostrou que tem estrela e confiança para as disputas da Copa São Paulo de Juniores. Na noite desta sexta-feira, o time catarinense conquistou a inédita vaga nas quartas-de-final da competição, ao vencer o União São João, em Araras (SP), por 2 a 1, com gols de Marcelo e Talhetti pelo alvinegro e de Felipe Alberto pelo time da casa.
Marcação e dois gols na etapa inicial
O primeiro tempo foi de muita tensão para as duas equipes. O Figueirense começou o jogo observando a equipe adversária. Com uma marcação implacável no time da casa, o alvinegro conseguiu manter a bola no meio-de-campo e surpreender o União São João em uma jogada com o ataque livre da marcação.
Marquinhos e Marcelo pressionaram o goleiro Felipe. Primeiro, foi a vez de Marquinhos chutar duas vezes. O goleiro espalmou. Na segunda sobra, Marcelo não perdoou. De frente para o gol, ele deu um chute certo que balançou a rede do União São João, marcando o primeiro da partida, aos 16 minutos.
O time catarinense prosseguiu com boa marcação no campo de defesa, que deixou o União São João desesperado para empatar. O time da casa não conseguia chegar com jogadas táticas nem com tranqüilidade ao ataque.
Aos 40 minutos, porém, o União São João conseguiu o empate. Após falha na marcação alvinegra no meio-campo, a boa foi enfiada para Felipe Alberto, que desviou do zagueiro e chutou da entrada da área: 1 a 1.
Classificação confirmada na etapa final
No segundo tempo, foi o time de Araras quem mais pressionou. Desde os primeiros minutos, o time esteve mais ofensivo e não deu sossego à zaga alvinegra.
Porém, com a estrela de Talhetti brilhando em campo, o Figueirense não se intimidou e conseguiu chegar ao segundo gol aos 28 minutos. O atacante driblou a zaga do União São João, limpou o lance e, de fora da área, chutou por cima do goleiro Felipe, marcando um golaço e garantindo a vitória alvinegra.
— Tive a felicidade de fazer este segundo gol e garantir o Figueira nas quartas-de-final. Estamos atingindo nosso objetivo, o Figueirense nunca chegou tão longe como agora. Só nós sabemos o que passamos, Natal e Ano-Novo sozinhos no Centro de Treinamento, o tempo todo concentrados para isso — disse o atacante Talhetti, de 17 anos, sendo os três últimos dedicados ao time.
Contra o São Carlos por vaga na semi
O Figueirense enfrenta nas quartas-de-final o time do São Carlos, que venceu o Cruzeiro nos pênaltis. A data e o horário do confronto ainda não foram divulgados.