| 23/01/2008 23h05min
Está cada vez mais difícil para a Chapecoense segurar o título de campeã do Catarinense. Na partida no Índio Condá na noite desta quarta-feira, dia 23, o Verdão voltou a perder, desta vez para o Joinville, e segue na competição com apenas um ponto. O plantel do JEC atuou a maior parte do tempo no contra-ataque e garantiu a vitória por 2 a 1, em partida válida pela terceira rodada do Estadual.
Primeiro tempo
Os jogadores ainda se posicionavam em campo quando o atacante do Joinville, o estreante Thiago Cavalcanti, foi derrubado na grande área pelo zagueiro Zacarias. O árbitro Célio Amorim marcou penalidade máxima para o time visitante logo aos 3 minutos de jogo. O atacante Alexsandro tomou a responsabilidade e cobrou bem o pênalti, colocando a bola no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Nivaldo.
Diante da pressão da torcida, a Chapecoense partiu para o ataque. Até que, aos 17 minutos, Laércio cobrou o escanteio e tocou a bola por cima na grande área. O zagueiro Augusto foi no segundo andar para fazer de cabeça e arrancar o empate para o Verdão. O goleiro do JEC, Marcelo Pitol, não teve chance.
A partir daí, mesmo correndo o risco do contra-ataque, o time da casa começou a fazer pressão e estava muito mais próximo do segundo gol do que o JEC. O time de Joinville se fechou atrás depois de seu primeiro tento, acuado diante da torcida do Verdão, que lotava o Índio Condá.
Ainda aos 30 minutos do primeiro tempo, Cadu recebeu uma bola aberta pela esquerda e partiu para a área adversária em jogada individual. O atacante do Verdão prendeu demais a bola e acabou perdendo a chance. Mesmo assim, a sobra foi da Chapecoense no lado direito e Laércio arriscou o chute, mas a bola saiu por cima da trave.
Augusto quase fez o seu segundo gol na partida ao receber a bola em uma cobrança de falta de Souza, mas testou para fora. Embora estivesse atacando mais, a Chapecoense teve que se contentar com o empate no primeiro tempo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Verdão começou bombardeando o visitante. Logo aos 2 minutos, Laércio ficou cara a cara com o goleiro Marcelo Pitol, mas desperdiçou a oportunidade. Em menos de 15 minutos foram três boas oportunidades perdidas. O JEC, que estava sendo dominado na partida, passou a atuar apenas no contra-ataque.
A decisão foi acertada: aos 17 minutos, Valentim fez um cruzamento da linha de fundo e, depois do bate e rebate na área, Vinícius Julianetti sobrou com a bola e tocou direto para a rede de Nivaldo. O Joinville saiu na frente novamente, deixando a torcida do Verdão quieta.
Depois do segundo gol da equipe visitante, a Chapecoense ficou no desespero. O rendimento dos times caiu e o jogo começou a ficar truncado. A equipe do Oeste pressionou, mas nem os cinco minutos de acréscimo foram suficientes para conseguir o gol do empate. Assim, o atual campeão catarinense somou sua segunda derrota consecutiva e segue sem vencer na competição.
Próximos jogos
O Joinville volta a campo no próximo sábado, dia 26, para enfrentar o Brusque no Estádio Arena, às 16h. Já a Chapecoense tenta sua primeira vitória diante do Figueirense no domingo, dia 27, às 20h30min, no Orlando Scarpelli.