| 17/01/2008 05h20min
Nem mesmo as quase 22 horas de viagem e os atrasos desde Dubai até Porto Alegre foram capazes de tirar o bom humor dos jogadores do Inter. O grupo chegou em duas partes. Quem não embarcou às 22h30min de terça-feira, chegou só ontem às 5h50min.
À tarde, todos participaram do treino, com musculação e corrida. A idéia era mesmo cansar os jogadores para que fazê-los dormir no horário brasileiro — seis horas atrasado em relação ao dos Emirados Árabes. A maratona ficará mais intensa. No domingo, o time estréia no Gauchão no calor de Santa Maria.
O que não abalou a alegria de Magrão. Após o treino no Beira-Rio, estava sorridente — por voltar para casa e por conseguir dormir outra vez.
— Em Dubai, pegava no sono lá pelas 7h. Não consegui me adaptar ao fuso horário deles. Sofri demais com a falta de sono — contou o volante.
Fernandão parecia mais contido. O capitão aproveitou que o treino era leve e otimizou o tempo: trabalhou e matou a
saudade dos filhos, os gêmeos Enzo e Eloá, de
quatro anos. Como boa parte do grupo, ele ostentava olheiras e olhos avermelhados de sono. Sem dormir desde a chegada a São Paulo, às 22h da terça-feira, só pensava numa boa noite de sono.
— Ainda estou meio zonzo. Dei uma cochilada no vôo, mas não durmo bem há horas. Até domingo estaremos bem para estrear no Gauchão — apostou Fernandão.
Nos próximo dias, a nutricionista Lenice Carvalho e o preparador físico Eduardo Silva, o Dudu, serão fundamentais no esquema de Abel Braga. Lenice já repassou ao grupo recomendações para rápida "desintoxicação" da viagem e retomada da rotina. Pelo menos até sábado, os jogadores estão instruídos a ingerir muita água e sucos, além de consumir frutas.
— Além disso, os jogadores precisam retomar logo a rotina de tomar café em casa, almoçar bem, fazer os lanches no clube e jantar nos horários corretos. Essa retomada do dia-a-dia os ajudará a se acostumar ao nosso fuso em até 48 horas — disse a nutricionista.
Além de comer bem, os jogadores do
Inter foram aconselhados a repousar nas horas de folga. Dudu lembrou que o calor de Santa Maria forçará a equipe a superar seus limites físicos para estrear bem. A previsão é de abafamento e 29ºC na hora do jogo no domingo. Como a temperatura em Dubai era bem mais amena que o mormaço do verão gaúcho, os jogadores sentirão desgaste maior em campo.
— Ainda estamos em fase de pré-temporada. Nosso janeiro todo será assim. Precisaremos dar algo a mais para ganhar do Inter-SM — disse.
Apesar da longa viagem de volta dos Emirados Árabes, jogadores treinaram à tarde no Beira-Rio
Foto:
Valdir Friolin
/
ZH