| 15/01/2008 04h56min
Ele começou o ano na lista dos escanteados. Mas William foi vendido, e a direção reconsiderou sua avaliação. Uma semana depois de chegar a Bento Gonçalves, o zagueiro Pereira, 26 anos, ganha lugar na zaga ao lado de Leo.
Desta forma, a reaparição do único titular remanescente da Batalha dos Aflitos será a principal novidade de Vagner Mancini para o jogo-treino de hoje, às 17h, contra o São Paulo — time amador de Bento.
A segunda diferença em relação aos titulares usados no primeiro tempo sem gols contra o Flamengo, de São Valentim, é a troca do meia Danilo Rios por Itaqui, 19 anos. O volante Adílson, autor de golaço no domingo e bastante elogiado por Mancini, deve entrar somente no segundo tempo.
Com fala mansa e se dizendo calejado pelas as agruras do futebol, Pereira explica seu retorno. Todos esperavam uma chance para um dos novatos da zaga (Matheus, Wágner e Héverton). Mas a experiência pesou na escolha do técnico. Com Pereira, o time ganha
mais rodagem.
— O Mancini
conversou comigo e disse que é hora de colaborar também com minha experiência. Não se monta time de uma hora para outra. Sofreremos um pouco neste início até embalar no Gauchão — alerta o zagueiro.
Desde 2005, quando ajudou na volta à Série A, Pereira nunca mais se firmou no time. Alega seguidas lesões para o ostracismo. Em 2007, sua última partida foi contra o Goiás, em 13 de outubro. Em dezembro, quando recebeu a liberação para negociar com outro clube, Pereira flertou com Portuguesa e Sport. Quis o destino que diferenças salariais o mantivessem em Porto Alegre — seu contrato vai até dezembro:
— Que bom isso aconteceu. Hoje estou aqui, podendo ser titular de novo do time e dando uma reviravolta na temporada.