| 14/01/2008 05h19min
O resumo do primeiro jogo-treino do Grêmio este ano é preocupante.
Em 45 minutos contra o Flamengo, de São Valentim, time amador de Bento Gonçalves, a equipe escalada por Vagner Mancini ficou em um sofrível 0 a 0. Aos 18 minutos, após um seqüência de passes errados, chegou a ser vaiada. No segundo tempo, já com os reservas, chegou aos 3 a 0. No balanço, a constatação de que há muita coisa para ser mexida.
Enquanto o técnico Vagner Mancini fazia observações, os jogadores acumulavam jogadas erradas. Somente aos 38 minutos ocorreu o primeiro chute a gol. Neste período não houve nada para comemorar: nenhuma jogada articulada entre meias e atacantes, apenas uma conclusão a gol e pressão do modesto adversário.
No segundo tempo, já com os reservas — entraram sete jogadores — , a partida melhorou em qualidade. Já contra um Flamengo também com várias trocas e visivelmente cansado, o Grêmio produziu bem mais, com três zagueiros e chegadas pelas pontas.
Mesmo assim, o primeiro gol saiu
só aos 30 minutos, com Adilson, destaque da partida, em chute de fopra da área, no ângulo direito. Depois, foi a vez de Anderson Pico, de pênalti, aos 36min. Por fim, William Magrão, em chute rasteiro, completou o placar. Ao final, Vagner Mancini resumiu:
— Esperava um pouco mais no primeiro tempo, houve muitos erros de passes e pouca produção ofensiva. Mas o segundo tempo foi além da expectativa, embora o time deles estivesse bem mais fragilizado — observou. — Mas precisamos evoluir. Farei ajustes no time no amistoso de terça-feira e nos primeiros jogos do Gauchão — conluiu o técnico.