| 05/01/2008 16h59min
A partida Joinville (SC) x Iguaçu (RJ), em Joinville, às 18h, encerra neste domingo o primeiro dia de disputa do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2008).
No Nacional 2007, o tome catarinense terminou em nono lugar. Mas no segundo semestre, a equipe dirigida pelo técnico Alberto Bial mostrou a sua força e conquistou os títulos do Campeonato Catarinense e do Campeonato Sul Brasileiro. A torcida de Joinville costuma lotar o ginásio para incentivar a equipe.
— Vamos disputar o Nacional com um time mais guerreiro do que nunca, consciente de suas limitações, mas que trabalha para jogar de igual para igual com todos os adversários. O ponto forte é a variação do sistema de defesa, garantindo uma forte marcação. Vencemos todas as competições que disputamos no segundo semestre e estamos muito motivados para a estréia. O Iguaçu é uma incógnita e temos que jogar com seriedade e atenção — analisou Alberto Bial, técnico do
Joinville.
Um dos destaques do Joinville é o
armador Flávio Soares, o Espiga, de 35 anos, que já defendeu equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
– Estamos muito motivados para mais uma edição do Nacional. O primeiro objetivo é fazer uma campanha melhor do que a do ano passado e para isso confiamos no nosso conjunto. Além disso, vontade de treinar e garra não nos falta. Teoricamente, os favoritos são o Minas, Universo e Flamengo – declarou o armador.
O Iguaçu Basquete fez sua estréia no Campeonato Nacional no ano passado e terminou em décimo segundo lugar. O elenco foi todo reformulado e a chegada do técnico Marquinhos é um incentivo a mais.
— Somos um time recém formado e as ambições são pequenas no campeonato. O objetivo maior é dar experiência aos atletas e mostrar o nosso trabalho. Temos bons valores individuais, mas levará um tempo para formar um conjunto — explicou o técnico Marcos Higino Jr., o Marquinhos, do Iguaçu.