| 30/12/2007 22h30min
O Pitágoras/Minas conquistou neste domingo o Torneio de Natal de Amsterdã, competição amistosa de basquete masculino disputada na Holanda. Na decisão, o time mineiro derrotou a seleção de Israel por 92 a 77 e assegurou o título inédito.
O principal destaque do jogo foi o norte-americano Jasper Johnson, autor de 22 pontos para o Minas. Em 25 anos de disputa do torneio, foi a primeira vez que um time sul-americano volta para casa como campeão – feito que nem mesmo a seleção brasileira havia conseguido.
Na decisão do terceiro lugar, entre Conti/Assis e Eiffel Towers Den Bosch, o time holandês acabou levando a melhor. Com placar de 92 a 88, o Eiffel Towers – que conta com oito norte-americanos em seu elenco – deixou os brasileiros na quarta colocação.
Para piorar, o time paulista perdeu Nezinho durante o jogo por conta de dores musculares. Mesmo assim, contou com as boas atuações de Blackstock, com 29 pontos, e Ricardo Probst, responsável por um double-double com 18 pontos e 10 rebotes.
Os dois times brasileiros ainda encerraram o torneio com diversas premiações. Os campeões do Minas colocaram Facundo Sucatsky, Soró e Maozão na seleção do torneio. Já Assis teve o lesionado Di eleito o melhor jogador do torneio, além de Ricardo Probst escolhido como o melhor reboteiro.
GAZETA PRESS