| 20/12/2007 21h36min
Por pouco o Flamengo não ficou de fora da Liga das Américas de Basquete. Um dia após perder para o Boca Juniors por um ponto de diferença, o Rubro-Negro teve sua participação no campeonato ameaçada por uma liminar determinada a pedido do Franca. Para alívio da maior torcida do Brasil, a CBB cassou a liminar, permitindo que a equipe siga disputando a competição.
Na tarde desta quarta, o juiz Murillo Pereira Cimino, da 28ª Vara Cível de Justiça, expediu despacho paralisando a participação do Flamengo no Grupo C. Os jogos previstos para a rodada, porém, foram realizados normalmente no ginásio do Minas, em Belo Horizonte (MG), sede do certame.
Porém, o desembargador Galdino Toledo Jr, da 10ª Camara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, deferiu nova liminar, concedendo efeito suspensivo à decisão de Cimino.
O impasse judicial decorre de processo movido por Franca, questionando porque não foi indicado pela CBB para o torneio. O clube paulista considera-se legítimo representante nacional para a competição, por ter ficado em segundo lugar na última edição do Campeonato Nacional. Argumentando que apenas os participantes da próxima edição poderiam representar o país em eventos internacionais, a CBB indicou o campeão Universo, que disputa o Grupo D, Minas e Flamengo.
GAZETA PRESS