| 01/01/2008 14h47min
O ano de 2007 não terminou da forma como a torcida alvinegra esperava – sem a conquista da vaga na Sul-americana de 2008. Mesmo assim, o Figueirense não chegou a decepcionar na Série A. Preocupação maior do time é o início deste novo ano, já que a contratação de nove reforços pode não suprir a falta de alguns dos destaques da última temporada, como o capitão Chicão.
O retrospecto
O primeiro semestre reservou o ponto alto da temporada para o Figueira. Apesar de não ter chegado nem perto de disputar a final do Campeonato Catarinense, a equipe comandada pelo técnico Mário Sérgio foi a surpresa da Copa do Brasil ao decidir com o Fluminense a vaga na Libertadores. A partida, disputada no Scarpelli, teve vitória carioca por 1 a 0, para tristeza da torcida alvinegra.
Depois do vice na Copa do Brasil, uma baixa mexeu com o grupo. O atacante Victor Simões, um dos artilheiros da competição com cinco gols, trocou Florianópolis pela Coréia do Sul. Na Série A, uma seqüência de maus resultados fez com que o time chegasse próximo da zona de rebaixamento, além de ter sido eliminado na primeira fase da Copa Sul-americana pelo São Paulo.
Buscando a saída da má fase, a diretoria anunciou a contratação de Alexandre Gallo para o comando técnico, em substituição a Mário Sérgio. O clube reconquistou a estabilidade, fugiu do rebaixamento, mas não conseguiu a vaga na Sul-americana.
Perdas e ganhos para 2008
Com objetivos maiores para a próxima temporada, como o título estadual e boa campanha na Copa do Brasil e no Brasileirão, a aposta está em nove reforços: o goleiro Gustavo, ex-Sport; os zagueiros César, ex-Sport, e Bruno ex-Paraná; o volante Leandro Almeida ex-Joinville; os meias Élton, ex-Alavés, e Gleison, ex-Friburguense; e os atacantes Wellington Amorim, ex-Marília, Bruno Santos, ex-Flamengo e Edu Sales, ex-Nacional (POR).
O clube, no entanto, perdeu dois de seus principais jogadores em 2007: o zagueiro e capitão Chicão, que foi para o Corinthians, e o atacante Jean Carlos, negociado com o Levski Sofia, da Rússia; além dos meias Peter e Rogerinho, que se transferiram para Grêmio e Emirados Árabes, respectivamente.
Isso sem contar as especulações que colocam o lateral-direito Ruy no futebol russo, o zagueiro Felipe Santana no Botafogo e o lateral-esquerdo André Santos no Corinthians.
Pré-temporada começa dia 3
O início das atividades do futebol profissional do Figueirense está confirmado para o dia 2 de janeiro, quando ocorre a reapresentação dos jogadores no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, em Palhoça, seguida da avaliação médica.
A partir do dia 5 de janeiro, o clube inicia a sua preparação para o Campeonato Catarinense de 2008, com a pré-temporada em Foz do Iguaçu (PR). A estréia do alvinegro no Campeonato Catarinense será no dia 20, às 16h, contra o Joinville, na Arena.