| 29/12/2007 17h24min
O Figueirense quer mudar um pouco de perspectiva quando o assunto é competições importantes nas categorias de base. O alvinegro costuma utilizar os torneios com o foco totalmente voltado à revelação de jovens promessas. Agora, com o clube consolidado na elite nacional, vai tentar ser diferente, ousar, buscar algo a mais. A meta é aliar o garimpo de novos talentos aos resultados em campo.
Pelo menos é o que transparece nas palavras do técnico Rogério Micalle, que vai comandar a garotada do Figueira na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A intenção é não só usar a Copinha como laboratório, e sim, apresentar um time competitivo.
– Lógico que a gente prefere revelar jogadores e ao mesmo tempo ganhar as competições. Esperamos que possamos ter um resultado melhor dentro de campo, além da expectativa boa com relação aos atuais jogadores da base que podem no futuro servir aos profissionais – avaliou o treinador.
O que credencia o Figueira a uma boa participação é o retrospecto no Campeonato Estadual deste ano. O alvinegro conquistou o título em todas as três categorias: infantil, juvenil e juniores.
O time escalado para encarar a competição não tem muitos jogadores conhecidos do torcedor. Poucos já tiveram passagem pelo time principal, como o goleiro Geziel, o lateral-direito Luan e o atacante Marquinhos, que disputaram a Copa Santa Catarina com o "time B" do Figueirense. Marquinhos, inclusive, marcou um gol na competição.
O Furacão está no Grupo I, com sede em Embu das Artes, ao lado do anfitrião Pão de Açúcar, do Vilavelhense-ES e do Vila Nova-GO. A estréia está marcada para o dia 6 de janeiro, diante do time goiano, que em 2007 comemorou a volta à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Depois, o alvinegro enfrenta o Vilavelhense, no dia 9, e, no dia 13, encerra a participação na primeira fase no dia 13, contra os donos da casa.