| 21/12/2007 16h24min
A diretoria do Palmeiras comunicou oficialmente o desligamento do atacante Edmundo, em encontro realizado na tarde desta quinta-feira, na Academia de Futebol. O contrato do jogador com o clube paulista termina no dia 31 de dezembro deste ano
– Foi uma conversa amigável. Deixamos bem claro todo o respeito pelo Edmundo, que sempre foi um profissional comprometido com o clube. É uma situação triste, pois se trata de um símbolo do Palmeiras. E a não continuidade em nada tem a ver com a pessoa dele ou as mudanças técnicas, mas sim com a filosofia de trabalho do clube – explica o vice-presidente de futebol, Gilberto Cipullo.
Edmundo fez questão de agradecer o incentivo dos torcedores, mas lamentou o fato de deixar o Palestra Itália sem a conquista de um título ou uma vaga na Taça Libertadores de 2008.
– Espero que o Palmeiras consiga ser vencedor em 2008. De coração, continuarei acompanhando e torcendo por todos – comenta Edmundo, para o Globoesporte.com.
Edmundo, de 36 anos, realizou 223 partidas pelo Palmeiras e marcou 99 gols. O jogador está entre os 20 maiores goleadores (é o 18º) da história do clube.
– Foram momentos inesquecíveis, cenas memoráveis e episódios que marcam qualquer ser humano. Sempre tive o Palmeiras dentro do meu coração, desde o primeiro dia em que pisei aqui, em 1993. Aprendi a gostar desse clube e, confesso, gostaria de ter saído com mais um título ou, no mínimo, a classificação para a Copa Libertadores – afirma o atacante.
Em campeonatos brasileiros, Edmundo marcou 34 gols pelo Palmeiras. É o segundo maior artilheiro do clube na história da competição. Foram 11 em 1993, nove em 1994, dez em 2006 e quatro em 2007. Está atrás apenas de Leivinha, que marcou 41 gols.