| 12/12/2007 23h50min
É caxiense a vantagem na decisão do Estadual de Basquete. O Caxias do Sul surpreendeu e saiu vitorioso do Ginásio do clube Juvenil, na primeira de cinco partidas das finais do torneio. O placar sobre o então favorito Bira, de Lajeado, foi de 78 a 67.
O jogo foi disputado ponto a ponto. Até os minutos finais, no último quarto, não se tinha idéia de quem sairia com a vitória. A equipe caxiense começou errando muito. Até o segundo quarto, estava atrás no placar. Chegou a ficar nove pontos em desvantagem.
Na volta do intervalo, o técnico Rodrigo Barbosa conseguiu acertar a equipe. O time voltou muito mais rápido e ágil. Acertou a marcação e não deixou espaço para os lajeadenses jogarem. A reação começou logo no início do terceiro quarto. A vantagem, antes negativa de nove pontos, começou, aos poucos, a ficar positiva. Para Barbosa, o segredo estava na defesa.
– Nosso erro foi ter sofrido 22 pontos no segundo quarto. Voltamos no intervalo acertando a defesa. Insisti muito nisso. Defendemos forte, com responsabilidade, e foi isso que definiu o jogo. Acabou provocando o erro do adversário – avaliou o treinador caxiense.
Cestinha do jogo, o ala Todi, com 18 pontos, que substituiu o ala Daniel Piccoli, lesionado, atribuiu o resultado ao esforço coletivo.
– O mais difícil foi administrar nossos altos e baixos durante a partida. Mas nos esforçamos muito para conseguir esse resultado. Nossa defesa tinha que ser tudo e foi com ela que conseguimos ganhar o jogo – completou o cestinha.
PIONEIRO