| 06/12/2007 16h11min
O circuito estadual mais rico do país, pelo segundo ano seguido, fecha a temporada 2007 neste sábado e domingo na Praia da Joaquina, em Florianópolis. A sexta e última etapa do circuito, que oferece premiação de 20.000 reais por etapa, vai definir o campeão catarinense profissional e o do Circuito Sul-Brasileiro 2007 – competição regional que registra os resultados das etapas estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além disso, vai indicar dois surfistas para a elite nacional do SuperSurf de 2008. As duas competições são lideradas por Marco Polo, que quer tentar unificar os títulos como fez o também catarinense Diego Rosa em 2006 nas mesmas ondas da Joaca, um dos principais palcos do esporte no Brasil.
Quando venceu a primeira etapa do SuperSurf em Garopaba, Marco Polo largou na frente do brasileiro profissional e liderou o ranking até a penúltima etapa. A briga promete ser boa. Outro surfista de destaque que vai em busca de mais um título é Diego Rosa, que detém o segundo lugar no Sul-Brasileiro.
No ranking estadual, o já bicampeão catarinense Diego Rosa ocupa a quinta posição, mas ainda com chances matemáticas de brigar pelo tri neste sábado e domingo. Marco Polo tenta o primeiro título, assim como o cearense Márcio Farney e o alagoano Tânio Barreto, que aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente, com o experiente Guga Arruda em quarto lugar. Os principais adversários são os dois surfistas de outros estados que escolheram Florianópolis para morar há muitos anos.
Outra grande atração desta última etapa do circuito é a bateria especial de equipes formadas por quatro surfistas, com todos competindo com pranchas monoquilhas da década de 70. Na Guarda do Embaú, a Equipe dos Estrangeiros, formada por Marcos Pastro, Márcio Farney, Alan Saulo e Ícaro Martins, faturou o título por décimos de diferença.