| 02/12/2007 14h57min
Os principais cabeças-de-chave da O’Neill World Cup of Surfing começaram a estrear em Sunset Beach no sábado. Porém, o mar foi ficando cada vez mais perigoso e a direção técnica da última etapa do WQS 2007 decidiu paralizar a competição após a oitava bateria do dia. Quatro brasileiros enfrentaram as ondas enormes de Sunset Beach e o gaúcho Rodrigo Dornelles foi o único a avançar para as oitavas-de-final.
Um dos grandes favoritos ao título de qualquer campeonato na Ilha de Oahu, o já tetracampeão da Tríplice Coroa Havaiana Andy Irons, estava escalado na primeira bateria da rodada dos 96 competidores. No entanto, o recém-casado acabou substituido pelo australiano Dion Atkinson, que venceu a batalha que inaugurou o sábado em Sunset Beach, com o havaiano Makua Rothman ganhando a briga pela segunda vaga nas oitavas-de-final da World Cup of Surfing. Em seguida, o paranaense Jihad Kohdr foi o primeiro brasileiro a entrar no mar e tanto ele como outros dois dos quatro competidores
só conseguiram
pegar três ondas durante toda a bateria.
O australiano Nic Muscroft surfou a primeira onda boa do dia e a nota 9,57 que recebeu acabou sendo a maior do sábado. Ele garantiu a vitória para o surfista que está na briga pelas últimas vagas na lista dos 15 que o WQS indica para completar a elite mundial do WCT para o ano que vem.
A última participação brasileira foi em dose dupla na bateria que acabou sendo a penúltima do dia. O gaúcho Rodrigo Dornelles começou bem com uma nota 7,67 e confirmou a única vitória verde-amarela do sábado de ondas enormes em Sunset Beach com um 4,17 na última apresentação. Entretanto, o catarinense William Cardoso não conseguiu nem entrar na briga pela segunda vaga, pois não surfou nenhuma onda, caiu na única tentativa e terminou em último. Dornelles também é nome certo do Brasil no WCT do ano que vem e comemorou bastante a classificação.
Os 11,84 pontos que totalizou superaram até o da estréia do campeão mundial Mick Fanning, que somou 11,60 para passar atrás do havaiano Ian Walsh, vencedor do último confronto do dia com 15,17 pontos. Esta marca só ficou abaixo dos 17,84 pontos da melhor apresentação do sábado na World Cup of Surfing, com o australiano Adrian Buchan sendo o único a surfar duas ondas boas em todas as oito baterias realizadas.