| 19/11/2007 10h06min
Com mais uma vitória em uma Masters Cup - a quarta em cinco anos -, o suíço Roger Federer ampliou ainda mais sua vantagem na liderança do Ranking de Entradas da ATP. Se na semana passada a diferença para Rafael Nadal era de 995 pontos, agora a lacuna entre os dois aumentou para 1.445.
Nadal até teve a chance de diminuir essa diferença para Federer, quando enfrentou o suíço na semifinal da competição. Mesmo sendo o maior algoz do número 1 do mundo, o espanhol não teve forças para vencê-lo desta vez e sucumbiu por 6/4 e 6/1, perdendo a chance de fazer a final com seu compatriota David Ferrer.
Ferrer, inclusive, ganhou a posição de Andy Roddick com o vice-campeonato da Masters Cup. O espanhol somou 500 pontos e ultrapassou o norte-americano, que ganhou apenas 200. Com o rendimento na última competição do ano, o novo quinto colocado do ranking de entradas pode se tornar o quarto do mundo logo no começo do ano, já que está a apenas 75 pontos de Nikolay Davydenko.
Brasileiros no ranking
Entre os brasileiros, o destaque foi mais uma vez Marcos Daniel. Depois de ir às semifinais do Challenger de Guayaquil (Equador), o gaúcho de Passo Fundo ficou com o vice-campeonato da etapa de Buenos Aires da Copa Petrobras e subiu mais 20 posições no Ranking de Entradas, fechando o ano na 123ª posição, sendo de longe o melhor brasileiro.
Flávio Saretta não atuou nesta semana e perdeu pontos na lista da ATP. Antes com 276 pontos na 156ª colocação, o jogador de Americana agora é o 185º, com 227. Júlio Silva, o terceiro brasileiro no ranking, permaneceu com a mesma pontuação, mas ganhou uma posição e agora é o 190º.
O país ganhou mais um tenista no Top 200 da ATP. Com a chegada às semifinais do Challenger de Buenos Aires, o jovem Thomas Bellucci chegou à 199ª colocação no ranking de entradas, ganhando 23 pontos e 17 posições.
GAZETA PRESS