| 18/11/2007 12h27min
Deu a lógica na Masters Cup de Xangai, e o suíço Roger Federer faturou o título neste domingo. Embora tivesse pela frente o embalado e invicto espanhol David Ferrer, que acumulava vitórias sobre Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Roddick ao longo da competição, o número um do mundo fez jus ao favoritismo e massacrou o azarão.
Questionado após a derrota na estréia para o Fernando González, Federer deu mais um show. Um dia depois de passar fácil por Rafael Nadal nas semifinais, o suíço renovou o título da última competição da temporada com facilidade. Em apenas 1h38min de disputa, ele aplicou 3 sets a 0 sobre Ferrer, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/2.
Foi o quarto título do tenista de 26 anos na Masters Cup. Depois de conquistar o bicampeonato ao longo de 2003 e 2004, Federer amargou um surpreendente vice-campeonato em 2005, quando caiu diante do argentino David Nalbandián. Na última temporada, o líder do ranking de entradas da ATP voltou a vencer o torneio superando na final o norte-americano James Blake.
Além de ficar com o troféu em Xangai e manter 1.005 pontos de vantagem sobre Nadal na primeira colocação da lista, Federer ainda manteve a invencibilidade diante de Ferrer, com oito vitórias nos oito confrontos realizados.
Sem o título na China, resta a Ferrer comemorar a sua melhor temporada na carreira. Depois de entrar para o grupo dos top 10, atingir a semifinal de um Grand Slam (Aberto dos EUA) e a final da Masters Cup, o espanhol deverá encerrar o ano na quinta posição da lista, a sua melhor até então.
O jogo do título
Federer começou a partida da mesma forma que as últimas em Xangai: arrasador. Encaixando uma série de bolas bem anguladas, o suíço anulou a defesa de Ferrer, sua principal arma ao longo da Masters Cup, e rapidamente abriu uma vantagem consistente.
Enquanto o número um do mundo distribuía bolas vencedoras sem dificuldade, o azarão de Xangai cometia muitos erros e facilitava a vida de Federer, que efetuou duas quebras ao longo da disputa e, sem muito trabalho, abriu 5/1. Depois de Ferrer conseguir confirmar seu serviço pela segunda vez na partida no sétimo game, o suíço sacou e pôs fim à parcial com fáceis 6/2.
O segundo set começou mais disputado, com um espanhol mais centrado em quadra. Desta forma, os dois tenistas confirmaram seus três primeiros games de saque e chegaram a um empate por 3/3 até a sétima disputa, quando o suíço derrubou o serviço do adversário pela primeira vez na parcial e passou à frente com 4/3.
Embalado, Federer confirmou a vantagem ao manter seu serviço e ficar a um game do segundo set, com 5/3. Embora ainda tivesse mais uma chance de sacar antes de fechar a parcial, o líder do ranking superou mais uma vez o serviço de Ferrer e aplicou um 6/3, levando a parcial.
O terceiro set não alterou o panorama do confronto. Mais centrado em quadra Federer impôs a primeira quebra de saque no adversário no quarto game, abrindo uma vantagem de 3/1 e ampliando-a para 4/1 logo em seguida. Com mais uma quebra no oitavo game, o suíço confirmou o título com mais um 6/2.
GAZETA PRESS