| 18/11/2007 13h42min
O tenista suíço Roger Federer disse neste domingo que o espanhol Rafael Nadal e os norte-americanos Andre Agassi e Pete Sampras são os melhores jogadores que enfrentou em sua carreira. Federer conquistou hoje a Masters Cup disputada em Xangai, na China.
– O Rafa (Nadal), obviamente, deu o seu melhor muitas vezes, tanto no saibro quanto em outras superfícies. Jogar contra estes três foi sempre muito especial – afirmou.
A declaração foi feita depois da vitória por 3 sets a 0 (6-2, 6-3 e 6-2) sobre o espanhol David Ferrer, o que deu ao suíço seu quarto título do torneio, que reúne os oito melhores tenistas da temporada. O atual número um do mundo reconheceu que, "quando Sampras estava aceso, era invencível", e incluiu o australiano Lleyton Hewitt no grupo de tenistas com os quais teve grandes partidas.
– Foi um ano fantástico – disse Federer
Ele destacou a importância de ter derrotado Nadal pela primeira vez no saibro, e ressaltou que venceu seus rivais mais próximos, como Nadal e o sérvio Novak Djokovic, mais vezes do que foi derrotado por eles. Federer afirmou que conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 é um de seus objetivos para a próxima temporada.
Perguntado sobre qual conselho daria se, hipoteticamente, fosse o técnico de um tenista que enfrentaria Roger Federer, o suíço afirmou brincando que diria:
– Nem tente, colega.
AGÊNCIA EFE