| 17/11/2007 18h12min
O Ituano recebeu o CRB na tarde deste sábado no Novelli Júnior para jogar apenas um amistoso, já que é um dos rebaixados confirmados na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o Galo das Alagoas, no entanto, o jogo era decisivo: caso os nordestinos vencessem e Gama ou Paulista não vencessem, o time de Maceió garantiria sua permanência na segunda divisão. Com um gol de Júnior Amorim no primeiro tempo, a equipe garantiu sua permanência ao vencer o Ituano por 1 a 0 e comemorar a derrota do Paulista para o Fortaleza por 2 a 1.
Assim, o CRB se manteve cinco pontos à frente do time de Jundiaí (50 a 45) faltando apenas uma rodada para o fim do Campeonato.
A partida começou movimentada no Novelli Júnior. Enquanto o Ituano queria jogo, o CRB tentava administrar o resultado para não correr riscos desnecessários na luta contra o rebaixamento. Aos 14 minutos, os paulistas chegaram com perigo pela primeira vez, quando Paulo Musse fez uma boa defesa após chance de Júlio César, assustando os regatinos logo no começo da partida.
Com o susto, o CRB acordou e foi para cima do Ituano. Aos 20, Ataliba cruzou pela direita, Marcelinho desviou e Marcelo Nicácio por pouco não completou para o gol dentro da pequena área.
O Ituano, no entanto, retomou o controle do jogo e voltou a ter boas ações. Aos 33 minutos, Marcinho aproveitou falha de Júnior Amorim, ficou de frente com Paulo Musse e chutou, mas a bola explodiu no travessão, mantendo o empate em Itu.
No momento em que a equipe da casa era melhor, o CRB foi quem abriu o placar com um lance de muito oportunismo. Aos 39, Júnior Amorim aproveitou chute errado, pegou a bola na linha da pequena área, girou e bateu no canto esquerdo de Márcio Augusto, colocando o Galo das Alagoas na frente.
Do gol até o final do primeiro tempo, o jogo incendiou. Aos 41, Marcinho cobrou falta por cima da barreira e Paulo Musse fez uma defesa espetacular, salvando o CRB de sofrer o empate. Em contra-ataque, Marcelo Nicácio saiu cara a cara com Márcio Augusto um minuto depois e foi a vez de o camisa 1 do Galo de Itu salvar sua equipe também com uma grande defesa, garantindo a desvantagem de apenas um gol até o intervalo.
Já no segundo tempo, a partida manteve o ritmo quente, mas a qualidade técnica – que já era ruim – piorou. As duas grandes chances da etapa foram do Ituano, que foi só ataque nesta etapa. Aos dez minutos, Tiago Gomes tentou cortar cruzamento, pegou mal na bola e quase jogou contra sua própria meta. A chance do Ituano de empatar o jogo, no entanto, ficou na trave de Paulo Musse.
Cinco minutos depois, Paty percebeu o goleiro adversário adiantado e tentou colocar por cobertura, mas a bola saiu por muito pouco, aliviando os torcedores do CRB, que só foi responder aos 36 minutos do segundo tempo.
Em rápido contra-ataque, Júnior Amorim correu pela direita, invadiu a área do Ituano e bateu para o gol, mas Márcio Augusto espalmou e mandou a chance do CRB de matar o jogo para escanteio.
Apesar de não ter feito o segundo gol, o CRB conseguiu o resultado positivo, já que o Ituano também sempre esbarrava nas grandes defesas de Musse, que garantiu o resultado para os alagoanos, que enfrentam o Barueri em casa com a certeza de permanecer na Série B em 2008. O Ituano fecha sua participação na segunda divisão em Florianópolis, contra o Avaí.
GAZETA PRESS