| 07/11/2007 14h20min
Embaladas pela conquista do quinto lugar do Aberto da Tailândia, torneio que encerrou o Circuito Mundial de 2007, Maria Clara e Carolina disputam, neste final de semana, a etapa de Maceió do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, 14ª perna da competição. Na arena armada na Praia da Pajuçara, as irmãs cariocas buscam o segundo título da temporada. No entanto, embora a boa colocação no sudoeste asiático encha de moral as filhas da ex-jogadora Isabel Salgado, também cobra um preço alto.
– Chegamos de Phuket na segunda-feira. Foram muitas horas de viagem e ainda sentimos um pouco de cansaço. Mas temos que deixar tudo isso de lado para brigar, mais uma vez, por um lugar no pódio. Estamos treinando bem, tivemos um bom desempenho na Tailândia e isso é mais uma razão para nos motivarmos – disse Maria Clara, de 24 anos, a mais velha da dupla.
Carolina, de 20, adota o mesmo discurso:
– A disputa na Tailândia foi muito desgastante. Tivemos jogos bastante complicados, como com Ana Paula-Shelda e Renata-Talita. Mas agora temos que nos focar no Brasileiro – salientou.
Campeãs do Aberto de Santos, Maria Clara e Carolina ocupam atualmente a terceira colocação do ranking nacional e já estão asseguradas na decisão do circuito, entre os dias 29 e 2 de dezembro, em Recife. A regularidade tem sido a arma da dupla. Desde que conquistaram o título inédito no litoral paulista, Maria Clara e Carolina jamais deixaram de ficar entre as quatro primeiras colocadas. Agora, entretanto, têm a sombra de Agatha e Shaylyn. A equipe cujos treinos são baseados na Praia do Leblon, também no Rio de Janeiro, tem a penas 80 pontos de desvantagem em relação às irmãs.
Renata e Talita, segunda colocadas com 2.880, ainda podem tomar a liderança de Juliana e Larissa, que têm 3.000. Mas a briga pelas últimas vagas chega a ser ainda mais empolgante que a da ponta da tabela. Se as tomadas classificatórias fossem decididas hoje, Adriana Behar e Shelda estariam fora dos play-offs de Recife. Por motivos de lesão elas não participaram das etapas de Campo Grande, Brasília e Salvador.
Ana Paula/Leila e Sandra/Virna ocupam, respectivamente, a sétima e oitava colocação. Pelo menos uma dessas três tradicionais duplas do vôlei de praia brasileiro não disputará o último torneio do ano.