| 25/10/2007 14h30min
Acompanhadas da técnica e mãe Isabel Salgado, Maria Clara e Carolina embarcam neste domingo para a Tailândia, onde disputam a última etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, de 1º a 4 de novembro. Em Phuket, uma das ilhas atingidas pelo tsunami de 2004, as irmãs cariocas tentarão reviver Cape Town (África do Sul), palco da conquista da medalha de bronze no encerramento da temporada de 2005.
Para alcançar o pódio inédito no primeiro ano de formação da parceria, Maria Clara e Carolina venceram seis das sete partidas que disputaram. Depois de passarem invictas pelo Grupo E, derrotando dois times da França e as cabeças de chave Ana Paula e Leila, saltaram direto para as oitavas-de-final.
Outras duas vitórias em dois sets levaram as brasileiras às semifinais, mas a invencibilidade se foi diante das campeãs olímpicas Kerri Walsh e Misty May-Treanor. As norte-americanas acabariam batendo Juliana e Larissa na decisão. Já na disputa do terceiro lugar, Maria Clara e Carolina venceram as compatriotas Renata-Talita por 2 a 0 (26/24 e 31/29) após 1h09min de partida.
– Foi um resultado que nos encheu de orgulho, pois veio logo na nossa temporada de estréia. Havíamos conseguido entrar na chave principal de apenas três etapas antes da África do Sul e subir ao pódio nos encheu de moral – disse Carolina Solberg, que na época tinha 19 anos e acabara de conquistar o mundial sub-21 ao lado de Camilinha.
– Teremos uma missão difícil em Phuket, mas espero que possamos mesmo voltar ao pódio. Este ano foi muito bom para nós. Evoluímos muito e seria excelente fecharmos a temporada com uma medalha – completou Maria Clara, de 24 anos.
A dupla segue para a Ásia embalada pela boa campanha deste ano nas arenas internacionais. Até agora, foram 47 vitórias, sete a mais que 2005 e 2006 juntos. Quinta colocadas no Mundial da Suíça, as atletas cariocas marcaram 3.318 pontos e sofreram 3.133 em 16 etapas. A regularidade no circuito brasileiro também é um dos pontos favoráveis da equipe. Desde que foram campeãs em Santos, em abril, Maria Clara e Carolina jamais deixaram de ficar entre as quatro primeiras nas demais etapas.
Apesar da competição já estar definida em favor das atuais tricampeãs Juliana e Larissa, que abriram mão da viagem à Tailândia, o Aberto de Phuket contará com a participação das fortes duplas norte-americanas. É o caso de Walsh e May, que priorizam o torneio doméstico da AVP e aspiram ficar entre as três melhores do ranking mundial. Elas ocupam a 5ª colocação e detêm a melhor média de pontos nos sete torneios que disputaram – foram campeãs em seis. Só não venceram o Grand Slam de Stavanger (Noruega), onde ficaram com o bronze.