| 04/10/2007 15h32min
A cidade de Itajaí, no Vale, será palco pela primeira vez do Circuito Mundial de Surfe Profissional. De 16 a 21 de outubro, a Praia Brava, será palco da etapa do World Qualifying Series (WQS), a segunda divisão do surfe. A expectativa é da participação de 192 surfistas. Metade deles dividirá a premiação de US$ 125 mil dólares oferecida na prova classificada com nível 6 estrelas, que vale decisivos 2.500 pontos nesta reta final da batalha pelas 15 vagas do WQS que vão completar a elite mundial do WCT no ano que vem.
Os três campeonatos, igualmente com nível máximo 6 estrelas, que a Maresia realizou em Santa Catarina foram na Praia Mole de Florianópolis. O primeiro vencedor do antigo Maresia Surf Floripa foi o australiano Jake Paterson, a segunda vitória foi conquistada pelo catarinense Neco Padaratz e o último título ficou com outro surfista da Austrália, Trent Munro, que na ocasião confirmou seu ingresso na divisão de elite do esporte com este resultado.
Vice-campeão da etapa do WCT encerrada na semana passada na França com vitória do mais forte candidato ao título mundial da temporada, Mick Fanning, o sul-africano Greg Emslie já foi confirmado como cabeça-de-chave número 1 do Maresia Surf Inernational. Além dele, mais 32 surfistas estrangeiros de nove países - Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Havaí, Japão, Peru, Uruguai, Venezuela e Costa Rica - já confirmaram antecipadamente suas inscrições, assim como cerca de 110 brasileiros, incluindo as maiores estrelas do surfe nacional.