| 02/10/2007 16h33min
O paulista Adriano de Souza conquistou a única vitória do Brasil no Billabong Pro, oitava das dez etapas do Circuito Mundial (WCT), em Bakio, na Espanha. O brasileiro só precisou de 13.27 pontos para superar os 10.20 do cabeça-de-chave Taylor Knox e somente 6.50 do australiano Shaun Cansdell no 11º confronto do desta terça-feira.
Já a melhor apresentação brasileira nesta terça foi a de Victor Ribas, que alcançou 15,50 pontos no sexto maior placar da primeira fase classificatória. No entanto, o australiano Luke Stedman arrancou a maior nota do dia – 9,50 – para vencer a bateria por 16,50 pontos.
A repescagem
Além de Ribas, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o pernambucano Bernardo Pigmeu também chegaram mais perto da classificação direta para a terceira fase, mas o segundo lugar em suas baterias não impediu que eles caíssem para a repescagem.
Agora, o primeiro a se apresentar nas ondas da Espanha será Victor Ribas, que vai pegar o havaiano Bruce Irons. Na disputa seguinte, o catarinense Neco Padaratz, que já foi vice-campeão do Billabong Pro Mundaka em uma final contra Andy Irons em 2002, enfrenta o australiano Kai Otton.
Já o gaúcho Rodrigo Dornelles faz uma disputa direta para tentar permanecer entre os top-27 do ranking com o americano Cory Lopez. Em situação parecida, o carioca Raoni Monteiro fecha a repescagem com o sul-africano Ricky Basnett.
Os confrontos da repescagem:
01: Taj Burrow (AUS) x Manoa Drollet (TAH)
02: Andy Irons (EUA) x Hodei Collazzo (ESP)
03: Pancho Sullivan (EUA) x Tiago Pires (POR)
04: Dean Morrison (AUS) x Gabe Kling (EUA)
05: Taylor Knox (EUA) x Tim Reyes (EUA)
06: Tom Whitaker (AUS) x Mark Occhilupo (AUS)
07: Daniel Wills (AUS) x Luke Munro (AUS)
08: C. J. Hobgood (EUA) x Michael Lowe (AUS)
09: Chris Ward (EUA) x Shaun Cansdell (AUS)
10: Bruce
Irons (EUA) x Victor Ribas (BRA)
11: Kai Otton (AUS) x Neco Padaratz (BRA)
12: Fredrick
Patacchia (EUA) x Leonardo Neves (BRA)
13: Ben Dunn (AUS) x Bernardo Pigmeu (BRA)
14: Cory Lopez (EUA) x Rodrigo Dornelles (BRA)
15: Greg Emslie (AFS) x Troy Brooks (AUS)
16: Ricky Basnett (AFS) x Raoni Monteiro (BRA)