| 02/10/2007 11h
O australiano Mick Fanning está próximo de garantir o título mundial já no Billabong Pro, oitava das dez etapas do Circuito Mundial (WCT). Em ondas de menos de 1m em Bakio, a 20km de Mundaka, Espanha, ele garantiu vaga na terceira rodada, segundo informações do site GloboEsporte.com. Fanning é o único que pode conquistar o caneco por antecipação. Mas seu maior rival, Kelly Slater, segundo do ranking, também venceu com facilidade.
Nas ondas de Bakio, Fanning somou 17,07 pontos (em 20), mandando para a repescagem seu compatriota Bem Dunn (13,67) e o taitiano Manoa Drollet (6,57), que compete como convidado.
Slater entrou em ação logo depois e somou 15,00 para derrotar o convidado espanhol Hodei Collazo (11,43) e o havaiano Fredrick Patacchia (10,14).
Mais cedo, o australiano Joel Parkinson, quinto do ranking, venceu com facilidade sua bateria. A surpresa foi a derrota do havaiano Andy Irons, que agora terá de disputar a repescagem.
Entre os brasileiros, Raoni Monteiro terminou na lanterna de sua bateria e terá de disputar a repescagem. O carioca é o melhor brasileiro no ranking do WCT. Ele está em 25º, empatado com o gaúcho Rodrigo Dornelles, o Pedra.
Nesta terça-feira, quem se deu bem foi o australiano Bede Durbidge, nono do ranking. Ele achou uma onda que lhe rendeu 8,50 para vencer o duelo e se classificar à terceira fase. O brasileiro surfou 12 ondas, mas só conseguiu 3,77 e 4,50 nas duas melhores. Ele e o australiano Luke Munro caíram para a repescagem, onde as baterias passam a ser de dois surfistas.
Fanning posa ao lado dos troféus em Mundaka, que podem lhe garantir o título da temporada 2007
Foto:
Divulgação
/
ASP