| 27/09/2007 10h56min
O Brasil está na final do Mundial feminino de futebol. Com uma atuação de luxo, as brasileiras aplicaram 4 a 0 nas norte-americanas na semifinal, com direito a um golaço de Marta. Osborne (contra), Marta (duas) e Cristiane marcaram.
Muito superior à tradicional rival, que até então tinha uma vantagem de 19 vitórias contra duas derrotas e dois empates nos confrontos com as brasileiras, o Brasil contou com a ajuda de Osborne, que marcou contra o primeiro gol da partida, aos 19 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Formiga. Marta, eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo, fez o segundo, aos 27 minutos, em uma jogada individual em que deixou americanas para trás e bateu cruzado para o gol.
Depois do susto contra a Austrália, que empatou o jogo nas quartas-de-final depois de estar perdendo para o Brasil por 2 a 0, para só então perder por 3 a 2, a expectativa já era se as brasileiras manteriam no segundo tempo o domínio inicial, mas a tarefa
ficou mais fácil aos 45 minutos
da primeira etapa, quando Boxx fez uma falta em Cristiane e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulsa de campo.
No segundo tempo, os Estados Unidos mantiveram seu jogo agressivo, muitas vezes deixando a bola de lado para pisar nas brasileiras, que não se deixaram irritar e mantiveram a concentração no jogo. Aos 10 minutos, Cristiane recebeu um passe preciso de Formiga e marcou o terceiro gol do Brasil.
A partir daí, Marta deu um show à parte. Em um lance, parou na frente da bola esperando o bote da marcadora, como ela não me mexeu, a brasileira literalmente começou a dançar à sua frente. Com liberdade para atacar, fez um golaço aos 33 minutos. De costas para a marcadora, puxou a bola para trás de si mesma e da marcadora pela esquerda, contornou a adversária pela direita, fintou outra adversária e marcou seu sétimo gol em cinco jogos no Mundial.
É a primeira vez que a seleção feminina chega à final de um Mundial. A adversária será a Alemanha,
que ontem se classificou para a
decisão ao bater a Noruega. A decisão será no domingo, às 9h, e vai reeditar a decisão da Copa do Mundo masculina de 2002.