| 17/09/2007 10h24min
“Vigarista e chantagista”. Esses foram os adjetivos usados pelo jornal alemão Bild, o maior da Europa, com uma tiragem de quatro milhões de exemplares, para qualificar o espanhol Fernando Alonso. A publicação exige a expulsão do piloto da McLaren.
O texto acusa o bicampeão mundial de ter chantageado sua equipe com as informações secretas que tinha em seu e-mail. Segundo o diário, a intenção de Alonso seria ficar livre do contrato com a equipe de Ron Dennis e credita essa declaração a Max Mosley, presidente da Federação Internaiconal de Automobilismo (FIA).
– Esta não é atitude de um campeão. Alonso manchou a nossa bela estrela da Mercedes e toda a Fórmula-1. Isso é um escândalo! Eles devem condená-lo agora. Para grandes mercenários sem caráter não há lugar aqui – diz a matéria.
Na última semana, a McLaren foi condenada pela FIA a pagar multa de US$ 100 milhões, além de perder todos os pontos do Mundial de Construtores, por espionagem contra a Ferrari. E-mails trocados entre Alonso e o também espanhol Pedro de la Rosa, piloto de testes da equipe, foram decisivos para o desfecho do julgamento.