| 26/08/2007 11h35min
A seleção brasileira feminina de vôlei finalizou neste domingo sua pior participação no Grand Prix sob o comando do técnico José Roberto Guimarães. Depois da frustrante medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, a equipe conseguiu piorar sua situação com a decepcionante quinta colocação no torneio, que teve sua fase final disputada na cidade chinesa de Ningbo.
A despedida brasileira ocorreu diante das anfitriãs, que bateram a equipe verde-amarela por fáceis 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25/21 e 25/12 em pouco mais de uma hora, e confirmaram a segunda colocação do Grand Prix com a torcida de oito mil pessoas.
O Brasil terminou à frente apenas da Polônia, justamente a única equipe que perdeu para as brasileiras na fase final. Nas outras partidas, apenas derrota para a equipe verde-amarela diante da Holanda, Itália, Rússia e agora China.
Coincidentemente, Zé Roberto Guimarães assumiu a seleção brasileira após a participação no Grand Prix de 2003, quando a equipe conseguiu apenas o sétimo lugar sob o comando de Marco Aurélio Mota.
De lá pra cá, apesar de ter perdido a semifinal das Olimpíadas de Atenas/2004, o Brasil construiu uma hegemonia no Grand Prix com três títulos seguidos e neste ano tentava o heptacampeonato. Além de Atenas/2004 e do Rio/2007, as brasileiras também sofreram uma virada frustrante diante da Rússia e perderam a chance de conquistar o primeiro título mundial, em novembro do ano passado.
GAZETA PRESS