| 23/08/2007 18h53min
A seleção argentina estreou com tranqüilidade no Torneio Pré-olímpico masculino de basquete nesta quinta-feira. Mesmo sem a base campeã olímpica, a equipe bateu o Uruguai por fáceis 90 a 69 (42 a 34 no primeiro tempo). A Argentina volta a jogar nesta sexta-feira, enfrentando Porto Rico, que foi surpreendido na estréia pelo México. O Uruguai, que havia vencido o Panamá na estréia, folga na rodada do terceiro dia.
O grupo comandado pelo técnico Sérgio Hernandez dominou no garrafão, minando as tentativas de ataque uruguaio e buscando sempre uma segunda chance em seus próprios ataques. Foram 36 rebotes no total (24 defensivos e 12 ofensivos) contra apenas 18 do Uruguai (12 e seis).
Sem sofrer ameaça em nenhum momento, a Argentina chegou a construir uma vantagem de 26 pontos. Apesar de não oferecer espaço para a reação uruguaia, a equipe de Hernandez também teve falhas e cedeu quase tantas posses de bola quanto o Uruguai (18 a 19).
Com dois jogadores da NBA em sua formação, Carlos Delfino e Luis Scola, o destaque acabou sendo mesmo Pablo Prigione, cestinha com 20 pontos no confronto. Delfino, que chegou a preocupar por causa de dores no joelho anteriores à estréia, marcou 5 pontos e fez 4 assistências. Scola deixou a quadra com 16 pontos e 6 rebotes. Emilio Taboada saiu do banco uruguaio para ser o destaque em sua equipe com 14 pontos.
GAZETA PRESS