| 22/07/2007 12h40min
O gaúcho João Derly venceu o chileno Felipe Novoa na luta por uma vaga na final da categoria até 66kg, meio-leve, do judô. Ele já está com uma medalha no peito, mas agora vai em busca do ouro. O judoca, que foi campeão mundial em 2005 no Egito, venceu o chileno com um Ippon a 2m11s do fim da luta.
Nas quartas, Derly venceu o cubano Yordanis Arencibia com um koka, no golden score. Mais cedo, havia vencido o boliviano Juan Guzman por ippon, com menos de um minuto de luta. Agora a luta é pelo ouro.
Pouco antes, a brasileira Érika Miranda venceu a luta contra a dominicana Maria García por Ippon e disputará a final da categoria até 52kg. Antes disso, a brasileira Daniela Polzin havia vencido a salvadorenha Zuleyma Garcia por dois Wazari na categoria até 48kg e também foi para a final. Daniela enfrentará a vencedora da outra semifinal entre a cubana Yanet Bermoy e a equatoriana Glenada Miranda.
Derly, Daniela e Érika vão disputar o ouro a partir
das 14h.
Já o judoca brasileiro
Alexandre Lee conseguiu vencer o guatemalteco Douglas Arevallo na primeira luta na repescagem pelo bronze da categoria ligeiro, depois de perder para o cubano Yosmani Pike nos últimos cinco segundos da luta nas quartas-de-final. O brasileiro terá que lutar mais uma vez para assegurar o bronze da competição. Seu adversário será o perdedor da luta entre os semifinalistas Taraje Williams, da Argentina, e Juan Postigos, do Peru.
Medalhas
O Brasil já conquistou nove medalhas no judô, faltando apenas uma para alcançar o recorde de dez medalhas obtido em Santo Domingo 2003. Naquele ano, a modalidade subiu ao pódio dez vezes e foi a que mais ouros conquistou para o quadro de medalha verde-amarelo: cinco no total.
Se os judocas brasileiros vencerem as três finais que disputarão nesta tarde, conseguirão a melhor participação da categoria na história dos Jogos, com 12 medalhas no total, sendo seis de ouro. Até então, o melhor desempenho foi
conseguido em Indianápolis-1987, também com 12
prêmios, mas cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze.
Com os resultados obtidos nos três dias de competição no Rio, o judô brasileiro já soma 94 medalhas em Jogos Pan-Americanos. São 24 de ouro, 26 de prata e 44 de bronze.