| 22/07/2007 10h54min
O gaúcho João Derly venceu a luta contra o boliviano Juan Pablo Guzman por Ippon na categoria até 66kg. Ele avança para as quartas-de-final. Derly é o brasileiro campeão mundial de judô. Derly enfrentará o cubano Yordanis Arencibia.
Antes da luta de Derly, outros brasileiros venceram e garantiram vagas no torneio. A brasileira Érika Miranda passou por cima da canadense Aminata Sall, obtendo um Ippon na disputa por uma vaga na semifinal na categoria até 52kg do judô dos Jogos Pan-americanos do Rio. Agora, a brasileira lutará contra a dominicana Maria García.
Já o lutador brasileiro Alexandre Lee levou a melhor contra o hondurenho Kenny Godoy nas oitavas-de-final. Alexandre derrotou Kenny por Ippon na categoria até 60Kg. Ele está nas quartas-de-final. O brasileiro enfrentará ainda hoje o cubando Yosmani Pike.
O Brasil já conquistou nove medalhas no judô, faltando apenas uma para alcançar o recorde de dez medalhas obtido em Santo Domingo 2003.
Naquele ano, a modalidade subiu ao pódio
dez vezes e foi a que mais ouros conquistou para o quadro de medalha verde-amarelo: cinco no total.
Com os resultados obtidos nos três dias de competição no Rio, o judô brasileiro já soma 94 medalhas em Jogos Pan-Americanos. São 24 de ouro, 26 de prata e 44 de bronze.