| 29/06/2007 14h18min
A sérvia Jelena Jankovic precisou se superar nesta sexta-feira para conseguir avançar em Wimbledon. Depois de 2h37min de partida, a melhor tenista da temporada conseguiu nesta sexta-feira um triunfo sobre a tcheca Lucie Safarova, 25ª cabeça-de-chave, por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 7/6 (7-4) e 6/2, para se garantir nas oitavas-de-final do Grand Slam londrino.
Em 2006, a eslava também havia se garantido entre as 16 melhores da competição, mas acabou sendo eliminada nas oitavas pela russa Anastasia Myskina. Nesta edição da competição, a terceira melhor do mundo pega a vencedora da partida entre a israelense Shahar Peer e a francesa Marion Bartoli, respectivas cabeças 16 e 18.
Jankovic e Safarova estiveram frente a frente em apenas uma oportunidade até esta sexta. O único duelo havia sido travado em 2006, no Torneio de Los Angeles, e a sérvia havia levado a melhor por 2 sets a 0, com 7/6 (7-4) e 6/4, e seguiu caminho na competição. Ela só foi parada na final pela russa Elena Dementieva, que levantou o troféu californiano.
A tenista da Sérvia começou a partida com tudo, conseguindo faturar a primeira quebra de saque já no terceiro game. Safarova chegou a ameaçar logo em seguida, mas Jelena conseguiu salvar um break point e abriu 3/1. Mesmo em desvantagem, a atual 25ª do ranking não se abateu e conseguiu virar a parcial. Com uma pequena ajuda da rede, em que a bola quicou duas vezes sobre a fita e caiu da quadra de Jankovic, Safarova conseguiu devolver a quebra no sexto game e, com boas subidas à rede, decretou a igualdade no placar.
O empate persistiu até o final do 11º game, vencido por Safarova, que abriu 6/5 e precisava quebrar o saque da rival para faturar a queda. A tcheca pressionou e conseguiu dois set points sob o serviço de Jankovic. A sérvia salvou o primeiro ponto decisivo, mas cometeu uma dupla falta em seguida e viu a adversária fechar a queda em 7/5.
O segundo set foi marcado pelo equilíbrio, com as duas tenistas travando longas disputas por pontos. Com a vantagem de 1 set no placar, Safarova mostrava mais tranqüilidade, enquanto Jankovic dava sinais de nervosismo. Tanto assim que a sérvia teve quatro chances de bater o saque da adversária no sétimo game, mas perdeu os break points.
A quebra só veio no 11º game, quando Jankovic abriu 6/5 e teve a chance de sacar para o set. A tenista, no entanto, não aproveitou a oportunidade e permitiu que Safarova devolvesse a superação de serviço e forçasse o tie-break. A sérvia desta vez não vacilou e conseguiu a vitória com 7-4 no desempate, depois de 1h15min de disputa na queda.
Antes do início do set decisivo, Jankovic solicitou atendimento médico para massagear sua coxa. Foi o tempo que levou para voltar a chover pela segunda vez no dia sobre o All English Club e interromper a partida.
Poucos minutos depois e com o sol brilhando, a sérvia voltou melhor e mostrou o tênis que lhe colocou na terceira colocação do Ranking de Entradas da WTA. Com uma quebra de saque sobre a tcheca, Jankovic precisou de apenas mais 33 minutos para sacramentar a vitória com 6/2 .
GAZETA PRESS